História das orquestras

Páginas: 11 (2602 palavras) Publicado: 4 de fevereiro de 2011
História das Orquestras

Na concepção medieval, os instrumentos deveriam tocar em grupos sempre homogêneos, ou seja, compostos de instrumentos de mesma família. Somente a partir do século XVII passou-se a combinar timbres distintos. Monteverdi é historicamente considerado o criador da orquestra, porém o conjunto que formou para acompanhar suas óperas, composto por cordas eteclados, pareceria caótico atualmente, pois carecia da complementaridade existente entre os instrumentos da orquestra moderna.
As novas experiências que associavam timbres diferentes levaram à formação de conjuntos integrados por um exemplar de cada tipo de instrumento. As cordas de arco (violino, viola, violoncelo) foram as únicas que se mantiveram coesas mesmo durante esseperíodo. As primeiras organizações orquestrais no sentido atual surgiram por acréscimo de sopros a um núcleo formado pelas cordas.
Assim, por volta de 1670, na França, Jean-Baptiste Lully colocou os violinos no centro e utilizou também instrumentos de sopro, principalmente madeiras. A mesma formação foi usada posteriormente por Vivaldi, e o oratório Sedecia, de Alessandro Scarlatti,também a empregou em 1706. O papel de solista desempenhado por cada naipe tornou-se característico da orquestra barroca.
Mesmo para as grandes obras corais e cantatas, Bach só tinha à disposição 18 músicos. A expressividade e o colorido tímbrico de sua orquestra certamente produzia efeito muito diverso da sonoridade grandiosa das orquestras sinfônicas hoje utilizadas na execução daMatthäuspassion (1729; Paixão segundo são Mateus). Haendel, alemão radicado em Londres, onde encontrou ambiente mais exigente, reforçou muito a seção de sopros e chegou a utilizar quarenta ou cinqüenta instrumentos em Music for the Royal Fireworks (1749; Música para os reais fogos de artifício).
A orquestra do classicismo vienense foi criada por volta de 1755, em Mannheim, por Johann Anton Stamitz,Franz Xaver Richter, Christian Cannabich e Ignaz Holzbauer. Tornou-se célebre pelos efeitos dinâmicos (aumentos e diminuições progressivos da intensidade sonora), então novos. Apresentou também uma formação inédita, com cerca de quarenta integrantes, em que nenhum grupo desempenhava função solista. Tratava-se de um corpo homogêneo, como uma miniatura da orquestra moderna.
A partir de1760, Haydn utilizou em suas sinfonias — consideradas as primeiras obras orquestrais modernas — formação idêntica à da orquestra de Mannheim. O mesmo fizeram Gluck e Mozart em suas óperas, os quais demonstraram, no entanto, certa preferência pelo clarinete, ausente em Mannheim. Em Die Zauberflöte (1791; A flauta mágica), Mozart usou também trombones.
Os ingleses organizaram orquestras colossaispara a execução de obras barrocas, como a do festival Haendel, em 1784, integrada por 252 músicos, entre os quais 95 violinistas. Tratava-se, porém, de mera acumulação, sem qualquer tentativa de combinação mais sutil dos timbres, o que só ocorreu de forma mais elaborada no romantismo.
Beethoven foi o primeiro compositor a levar em conta a instrumentação durante o processo de composição. Ele próprioafirmou que, ocorrendo-lhe um motivo musical, imaginava-o em determinado instrumento. Sua orquestra não se caracterizava por grande massa sonora, mas pela sábia combinação dos timbres dos seis primeiros violinos, seis segundos violinos, quatro violas, três violoncelos, três contrabaixos, duas flautas, dois oboés, dois clarinetes, dois fagotes, duas trompas, dois trompetes e dois tímpanos.Ocasionalmente, eram acrescidos instrumentos de sopro: no segundo ato de Fidelio surge um contrafagote; na abertura de Egmont, um piccolo (flautim), e na sinfonia nº 9 foram reforçados todos os sopros e a percussão. É essa a orquestra sinfônica usada no século XIX por Schubert, Schumann e Brahms, com aproximadamente 40 a 45 integrantes.
A orquestra tornou-se maior e mais variada nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Orquestra
  • Orquestra
  • A Orquestra Sinfônica
  • projeto de orquestra
  • Os Instrumentos da Orquestra
  • Orquestra de benen
  • Orquestra sinfônica
  • Os Instrumentos Da Orquestra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!