História das idéias políticas

Páginas: 16 (3864 palavras) Publicado: 18 de abril de 2011
História das Idéias Política

Platão: Decepção política e educação política

Platão e seu contexto

Platão foi filósofo e matemático do período clássico da Grécia antiga (438/347 a.C.), discípulo de Socrátes e fundador da acadêmia em Atenas, a primeira instituição de educação superior no mundo ocidental. Possui vasta obra, sobretudo na forma de diálogos, incluindo textos dedicados apolítica, onde lançou luzes sobre o universo dos valores políticos e deixou marcas no campo da teoria política ocidental.
Apesar de ter contribuído de modo significativo, Platão recusa à misturar-se a política por encontrar-se em discordância dos modos pelos quais se conduziam os negócios públicos na Atenas do século IV a.C. Dedicou-se então à filosofia e nela encontrou o alento para suasdigressões políticas impossíveis de se realizarem a seu tempo.Tornando-se o primeiro dos filósofos gregos a concatear um sistema de idéias políticas.
Para o Platão a melhor maneira de contribuir com a política sem ter que dela participar efetivamente era preparando gerações de filósofos que estivessem à altura do exercício das funções públicas; reunindo um conjunto de reflexões teóricas que haveriamde ser a solução a ser aplicada para a constituição de um novo corpo estatal; sustentando esse sistema na base do que melhor se pode entender como a justiça e a educação; e propondo a aproximação paulatina do filósofo, pela teoria, à realidade política, e sua prática, de modo a conscientizar a maioria da necessidade de a pólis ser governada pelo rei-filósofo.
Da vasta obra de Platão destacam-setrês textos fundamentais para a discussão do tema em questão: República, Político e Leis. O texto República possui amplo significado para a história das idéias políticas, onde se trata de uma reflexão dialogada sobre justiça e sobretudo propõe um modelo de Estado Ideal. Nesta obra, podemos observar também as claras idéias intervencionistas, propostas por Platão, tanto na esfera privada quanto napública.

Pedagogia política

Definir a dimensão do político, o que é espaço político, o papel do político, diferenciando-o dos demais, não é tarefa fácil; é nesse sentido que se lança Platão no diálogo político. A política tem um estatuto quase sagrado dentro da doutrina platônica, isso porque seu significado é grandioso para a condução dos negócios públicos e representa o conjunto doscuidados para com os indivíduos e cidadãos. Na filosofia de Platão não é o indivíduo que vive para o estado, mas o estado que vive para o indivíduo. Seu ideal é um só: o melhor para a pólis.
A política depende das leis para realizar-se, efetivar-se e ser praticada. Contudo a missão das leis não se exaure apenas en proibir e coibir, devendo também estimular e educar. Nessa filosofia, as leis sãoas molas propulsoras dos cuidados para com a coletividade, tomada em sua totalidade, e com os indivíduos, tomados como parte do todo. Nesse sentido educação, política e ética se mesclam para formar um todo somente identificável na obra filosófica de Platão, nessa oba educação e cultura são duas palavras-chaves para a construção dos espaços públicos, de modo que a políticae as leis se curvam emface da realidade educacionale dos ideais de felicidade humana.
A real função do Estado é a de desenvolver as habilidades, aptidões, objetivando o mais excelente, o melhor, o alcance da virtude. A política na qual pensa Platão é conforme a natureza, adequa adequa a seus fins, e pensamentos em conformidade com o bem comum, cujo grande propósito é a educação. Quando a política se degenera torna-secontrária a natureza e passa a ser vista como uma forma de realização do egoísmo dos governantes, ou como um meio de prevalecer do que é público, ou instrumento de enriquecimento pessoal às custas das verbas públicas, ou forma de espoliar uma maioria em benefíciode uma minoria, Eis a conversão da política em um instrumento de iniquidade e de satisfação de interesses pessoais, eis a perda de sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História das ideias políticas
  • história das ideias politicas
  • História das Ideias Políticas e da Cidadania
  • Historia das ideias politicas
  • Historia das ideias politicas
  • Historia das ideias politicas e sociais
  • História do poder e das ideias politicas
  • historia das ideias politicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!