História da sony

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A História da
SONY


A História da SONY
Fundada em Tóquio em 1946, a Sony nasceu da ideia genial de dois homens.
Masaru Ibuka era engenheiro e Akio Morita era físico quando decidiram criar uma empresa de reparação e construção de equipamento eletrônico. Na época, investiram o equivalente a 190.000 ienes para criar uma empresa com apenas 20 funcionários.

Inspirada pela personalidade dosseus fundadores, a missão da Sony de “fazer coisas diferentes, inovadoras e estar sempre um passo à frente dos outros” contribuiu, de forma decisiva, para a evolução do mercado eletrônico mundial e não é à toa que a Sony é líder em vendas, qualidade e profissionalismo.
O nascimento de uma grande amizade e parceria
Akio nasceu em 1921 com um destino predeterminado: ser o herdeiro do negócio desaquê da abastada família Morita. Contudo, entusiasmado pela música clássica ocidental, que ouvia regularmente, e pelas revistas eletrônicas nipônicas, de que era assinante assíduo, o jovem desde cedo começou a interessar-se pela eletrônica. Por isso, optou por estudar física na Universidade Imperial de Osaka.
Morita nasceu em 1908 em Tóquio. Ele se formou em Engenharia em 1933 pelaUniversidade de Waseda. Em 1945, ele deixou a empresa e fundou uma loja de conserto de rádios em Tóquio. Ibuka era um apaixonado pela tecnologia e sonhava criar produtos inovadores. O primeiro projeto dele, uma máquina para cozinhar arroz, não fez sucesso. Mas o desenvolvimento de almofadas elétricas aquecidas foi mais bem sucedido, o que permitiu equilibrar a situação financeira do jovem empresário.Masaru Ibuka e Akio Morita
Masaru Ibuka e Akio Morita se conheceram em 1944, quando trabalharam juntos no Centro de Pesquisa Naval Japonês. Morita havia sido admitido como tenente da Marinha e Ibuka era engenheiro-chefe da Companhia de Instrumentos de Precisão do Japão.
O destino cruzou a vida desses dois homens geniais, que tinham uma ampla visão de negócios, mesmo numa época em que o Japão seencontrava destruído pela Guerra. E das cinzas eles fizeram nascer uma grande empresa de nível internacional, que emprega mais de 160 mil pessoas.
O nascimento de uma grande empresa
A sociedade começou quando, em 07 de Maio de 1946, Akio decidiu abandonar a carreira militar e resolveu associar-se ao amigo, investindo o equivalente a 190.000 ienes para criar uma empresa, a Tokyo Tsushin KogyoK.K. (Tokyo Telecommunications Engineering Corporation), também conhecida como Totsuko, localizada em um dos grandes armazéns bombardeados da cidade de Tóquio, com 20 empregados e que reparava equipamentos elétricos, ao mesmo tempo, que tentava construir seus próprios produtos.
A nova empresa não tinha qualquer maquinaria e possuía muito pouco equipamento científico. Contando apenas com a suaprópria inteligência e conhecimentos de engenharia, Ibuka e Morita preparavam-se para criar novos mercados. A primeira aposta foi o lançamento de um inovador leitor de fita magnética, concebido para o mercado emergente do ensino da língua inglesa, que teve uma enorme aceitação junto às escolas e universidades locais. Mas o mercado japonês ainda sofria os efeitos devastadores da guerra. Logo, a maioriados consumidores não dispunha de meios financeiros para comprar equipamentos de eletrônica sofisticada. Em 1950, a empresa lançou o “Soni-Tape”, primeiro cassete de gravação. Este evento foi rapidamente seguido pelo lançamento do primeiro gravador de cassetes magnético do Japão, o G-Type.
Ascenção da empresa

A história da empresa começou a mudar em 1954 quando a Tokyo Tsushin Kogyo K.K., ouEmpresa de Engenharia de Telecomunicações de Tóquio, como era denominada, obteve uma licença para fabricar transistores. O transistor tinha sido inventado na América, porém ainda não fora aplicado a rádios, que eram alimentados por válvulas. Em maio de 1954, a empresa lançou o primeiro transistor do Japão e o primeiro rádio transistor no ano seguinte sob a marca SONY.
Os pequenos e resistentes...
tracking img