História da república tcheca

Páginas: 15 (3603 palavras) Publicado: 28 de março de 2011
História da República Tcheca
A República Tcheca tem raízes nas antigas Boêmia e Morávia. Povos eslavos dominam a região no século VII e são cristianizados no século VIII. O Reino da Morávia deixa de existir no século XI e sua parte ocidental é anexada à Boêmia.
No século XV, após guerra civil de caráter religioso, os hussitas (partidários do reformador protestante João Hus, queimado por ordemda Igreja de Roma) instalam uma Monarquia eletiva.
Em 1556, a Boêmia integra-se ao Sacro Império Romano-Germânico e depois ao Império Austro-Húngaro.
A tensão religiosa explode em 1618, quando 30 mil famílias protestantes são obrigadas a deixar o país. Em 1848, a onda revolucionária que sacode a Europa traz para a Boêmia a abolição da servidão da gleba, as liberdades individuais e o ressurgimentoda cultura nacional.
No fim da I Guerra Mundial, a derrota austro-húngara leva à independência de tchecos e eslovacos, que se unem em 1918 para formar a Tchecoslováquia.
Abaixo, um selo de 1919 sobre o Primeiro Aniversário da Independência. Scott: B124. SG: 61. Valor facial: 15 Haleru (verde).
| |

Em 1938, o Pacto de Munique (entre Inglaterra, França, Alemanha e Itália) determina que o paísentregue à Alemanha a região dos Sudetos, habitada por população de origem alemã.
Hitler ocupa os Sudetos em outubro de 1938. Em março de 1939 anexa toda a Tchecoslováquia e impõe a repressão...
Em 1945, fase final da II Guerra Mundial, as Forças Armadas soviéticas libertam o país do domínio nazista. Em 1948, os comunistas, liderados por Klement Gottwald, dão um golpe de Estado e tomam o poder.O país torna-se satélite da URSS. A partir de 1966 surge forte movimento por reformas democráticas, que resulta na chamada Primavera de Praga, esmagada pelos soviéticos.
Fim da Tchecoslováquia
No dia 1º de janeiro de 1993 surge a República Tcheca. Havel é eleito presidente e o reformista Václav Klaus torna-se primeiro-ministro. Um programa de privatização, lançado ainda em 1992, ganha impulsono ano seguinte...
Fonte: http://www.sergiosakall.com.br/europeu/tcheco.html

História

As terras checas emergiram nos fins do século IX quando foram unificadas pelos Premislides (premyslids). O reino da Boémia foi uma potência regional com significado, mas conflitos religiosos como as Guerras Hussitas do século XV e a Guerra dos Trinta Anos do século XVII foram devastadoras. Mais tarde, aBoémia caiu sob influência dos Habsburgos e passou a fazer parte da Áustria-Hungria.
Depois do colapso deste estado, que se seguiu à Primeira Guerra Mundial, os checos e os seus vizinhos eslovacos juntaram-se e formaram a república independente da Checoslováquia em 1918. O primeiro presidente da Checoslováquia foi Tomás Masaryk. Este jovem país continha uma minoria alemã de grandes dimensões, naregião dos Sudetas, o que iria levar à dissolução da Checoslováquia quando a Alemanha anexou a minoria por via do Acordo de Munique em 1938, e a Eslováquia também se separou. O estado checo remanescente foi ocupado pelos alemães em 1939.
Depois da Segunda Guerra Mundial, a Checoslováquia caiu na esfera de influência soviética. Em 1968, uma invasão de tropas do Pacto de Varsóvia pôs fim aos esforçosdos líderes do país para liberalizar o regime e criar um "socialismo de rosto humano", durante a Primavera de Praga.
Em 1989, a Checoslováquia recuperou a liberdade por via de uma "Revolução de Veludo" pacífica. A 1 de Janeiro de 1993, o país separou-se em dois pacificamente, resultando em repúblicas independentes checa e eslovaca.
A República Checa aderiu à OTAN em 1999 e à União Europeia em2004.

Religião

A República Checa é o país mais secularizado de toda a Europa, apesar de historicamente ser considerado um país católico. O censo de 2001 verificou que 59% da população não tem religião. Apenas 26,8% da população se considera católica e cerca de 2% são protestantes. 30% dos checos se declaram ateus, enquanto cerca de 50% acreditam em algum tipo de força espiritual, não sendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Republica tcheca
  • Republica tcheca
  • Republica tcheca
  • Praga
  • Republica Tcheca
  • Europa Oriental+ russia, republica tcheca e polonia
  • avaliaçao de historia da republica
  • Trabalho De Historia Proclamação da Republica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!