História da psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
"Tribo Urbana"
1º As tribos urbanas, são constituídas de microgrupos que têm como objetivo principal estabelecer redes de amigos com base em interesses comuns.
2º Essas agregações apresentam uma conformidade de pensamentos, hábitos e maneiras de se vestir. Um exemplo conhecido de tribo urbana são os punks.
3º A expressão "tribo urbana" foi criada pelo sociólogo francês Michel Maffesoli, quecomeçou usá-la nos seus artigos a partir de 1985.
4º Como metáfora explicativa, Maffesoli invoca dois deuses do panteão Grego: Apolo e Dionísio - duas figuras opostas;Apolo, representando a razão e Dionísio, representando o mundano, o "terreno".
5º Esses grupos não têm projetos ou objetivos específicos a não ser pelo partilhamento, no "aqui-agora".
6º As tribos reforçam "um sentimento depertença" e favorecem "uma nova relação com o ambiente social".
7º Maffesoli destaca algo paradoxal nas tribos urbanas. Elas são instáveis e "abertas", podendo uma pessoa que participa delas "evoluir de uma tribo para a outra".
8º Por outro lado, essas tribos alimentam um sentimento de exclusividade e um "conformismo estrito" entre seus participantes.

Tribos urbanas nada mais é que asdiferenças entre as pessoas, fazendo com que cada grupo tenha sua propia cultura.









FORRÓ
Forró é um ritmo e dança típicos da Região Nordeste do Brasil[->0] praticada nas festas juninas[->1] e outros eventos. Diante a imprecisão do termo, não existe consenso quanto a definição musical do forró como estilo musical, sendo geralmente associado o nome como uma generalização de vários ritmosmusicais daquela região,como baião[->2], a quadrilha[->3], o xaxado[->4], que tem influências holandesas e o xote[->5], que veio de Portugal. São tocados, tradicionalmente, por trios, compostos de um sanfoneiro[->6] (tocador de acordeão, que no forró é tradicionalmente a sanfona de oito baixos[->7]), um zabumbeiro[->8] e um tocador detriângulo[->9]. Também é chamado arrasta-pé, bate-chinela, fobó.O forró possui semelhanças com o toré[->10] e o arrastar dos pés dos índios, com os ritmos binários portugueses e holandeses, porque são ritmos de origem europeia a chula[->11], denominada pelos nordestinos simplesmente "forró", xote[->12] e variedades de polcas[->13] europeias que são chamadas pelos nordestinos de arrasta-pé e ou quadrilhas. A dança do forró tem influência direta das danças desalão europeias, como evidencia nossa história de colonização e invasões europeias.
Além do forró tradicional, denominado pé-de-serra, existe outras variações, tais como o forró eletrônico[->14], vertente estilizada e pós-modernizada do forró surgida no início da década de 90[->15] que utiliza elementos eletrônicos em sua execução, como a bateria[->16], o teclado[->17], o contrabaixo[->18] e aguitarra elétrica[->19]; e oforró universitário[->20], surgido na capital paulista[->21] no final da década de 90, que é uma especie de revitalização do forró tradicional, que eventualmente acrescenta contrabaixo e violão aos instrumentos tradicionais, sendo a principal caracteristica os três passos basicos, sendo um deles o "2 para lá 2 para cá", que veio da polca[->22].
Conhecido e praticado emtodo o Brasil, o forró é especialmente popular nas cidades brasileiras de Campina Grande[->23], Caruaru[->24], Mossoró[->25] e Juazeiro do Norte[->26], onde estas sediam as maiores Festa de São João[->27] do país. Já nas capitais Aracaju[->28], Fortaleza[->29], João Pessoa[->30], Natal[->31], Maceió[->32], Recife[->33], e Teresina[->34], é tradicional as festas e apresentações de bandas de forró emeventos privados que atraem especialmente os jovens.
Modernização do forró
A partir de meados da década de 80, com a saturação do forró tradicional (Conhecido como pé-de serra), surgiu no Ceará um novo meio de fazer forró, com a introdução de instrumentos eletrônicos[->35] (tais como guitarra[->36], bateria[->37] e baixo[->38]). Também as letras deixaram de ter como o foco a seca e sofrimento...
tracking img