História da propaganda no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE
CURSO: PUBLICIDADE E PROPAGANDA
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
PROFESSORA:

HISTÓRIA DA PROPAGANDA NO BRASIL

ACADEMICOS

RESUMO: Na pré-história publicitária do Brasil não se ensinava propaganda. O tipo de propaganda forte no Brasil no começo do século era as sobre remédios. Na década de 20 surge o rádio como novo meio de comunicação que é considerado umgrande marco da revolução na publicidade brasileira mudando a cara da propaganda nacional. Assim surge o slogan “A propaganda é a alma do negócio”. Outros dois fatores que contribuíram para a evolução da propaganda no Brasil foram às mídias TV e Internet. No final da década de 70 e parte dos anos 80 a propaganda experimentará sua fase de ouro.

PALAVRAS-CHAVE: Propaganda, história, campanhapublicitária.

1. INTRODUÇÃO

A partir de cada ano, década e século a propaganda lentamente evoluiu, sofrendo altos e baixos. Com esta evolução surgiram o rádio e a TV importantes meios de comunicação que revolucionou a história da propaganda brasileira. Outro fator importante foi à criação da internet para todos, na década de 90.
Agora a mídia deveria dançar conforme a música tocava, ou seja,se, com a chegada do rádio, o desafio era dar voz às mensagens publicitárias, agora se tratava do desafio final: dar imagem. E em movimento (MARCONDES, 2001).
Na pré-história publicitária do Brasil não se ensinava propaganda. Aprendia-se. A história da propaganda no Brasil é a historia de seus diversos momentos de criação. Desde os primeiros anúncios de jornais, a linguagem publicitária refletia ascarências artísticas do país (CASTELO BRANCO, MARTENSEN, REIS, 1990).
Tem como objetivo mostrar a história da propaganda no Brasil, como surgiu às agências nacionais e os anunciantes, recebendo prêmios destaques nas melhores campanhas publicitárias, quem foram seus autores e quais tiveram destaques.

1.1 História da propaganda no Brasil

A propaganda brasileira surgiu bem antes denossos reclames, nos meados de 1800, quando ainda não existia mídia televisão.
Desde início da propaganda brasileira até os anos 90 baseavam-se em temas como compra e venda de móveis e avisos de procura de escravos fugitivos ou vendidos. As primeiras propagandas foram feitas através de textos puros onde pouco a pouco foram sendo reduzido, outro fator era a utilização das imagens de políticos.
Nofinal do século XIX os anúncios são publicados em jornais ou praças e instituições.
Em 1808, teve o primeiro anúncio publicado na Gazeta do Rio de Janeiro sobre a venda de uma casa e o estilo de anunciar usado foi parecido dos que ecoam nos pregões, o de “quem quiser” e “quem quer comprar”, lembrando até os vendedores ambulantes atuais.
Segundo Marcondes em 1908, é realizado um concurso(possivelmente o primeiro) de cartazes publicitários, com a utilização de poesias, para o Bromilum, xarope contra tosse. Participa dele, entre outros poetas conhecidos, Olavo Bilac (2001).
O primeiro jornal de anúncios no país, o Diário do Rio de Janeiro, surgiu no ano de 1821. Era uma espécie de classificados sem ilustrações.
No começo do século, surgem as revistas, que se diferencia do jornal, pois estesurgiu pela luta política, e a revista surge com a finalidade de promover anúncios. Algumas revistas como Vida Paulista e Arara, foram pequenas revistas publicadas em São Paulo durante anos que se mantiveram graças anunciantes locais.
A Vida Paulista era um semanário ilustrado, sua página central era dedicada a caricaturas, havia também notas sociais, tópicos políticos e sonetos em seu conteúdo,seu padrão técnico em sete cores, nitidamente impresso era um atestado valioso do progresso das artes gráficas em São Paulo, já a Arara apresentava seu formato pouco menor que um tablóide, com cores vivas de desenhos chamativos e anúncios de página inteira sempre nas duas primeiras e nas duas últimas, a penúltima dividida em vários, de tamanho menor em classificados. O tipo de propaganda forte...
tracking img