História da pedagogia

ETAPA 1
Esta atividade é importante para que você concretize o desafio de produzir um registro da Memória da educação escolar no Brasil contemporâneo, embasado naafirmativa de André Burguière (PLT, p. 28):
”[...] o futuro da história, o enriquecimento de seu saber não estão do lado das fontes inexploradas que ainda dormem nofundo dos arquivos, mas na capacidade praticamente infinita dos historiadores de interrogá-las”. Ou seja, está na capacidade de “saber olhar para bem registrar” agarantia do sucesso das ações realizadas pelo indivíduo, o que implica estar consciente do que se está iniciando, que, nesta etapa, são asmemórias da educação escolarbrasileira.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 (Equipe)
Realizar pesquisa sobre a História da Educação e da Pedagogia,procurando responder à questão: “Somos feitos de tempo?”.
Leituras sugeridas
GALZERANI, M. C. Bovério. Memória, História e Tempo: perspectivas teórico metodológicaspara a pesquisa em Ensino d eHistória. Cadernos do CEOM, ano 21, n. 28. Disponível em:•
. Acesso em: 24 set. 2012.
FOX, Mem. Guilherme Augusto Araújo Fernandes.São Paulo: Brinque Book, 1984.•
Passo 2 (Equipe)
Ler atentamente o material encontrado pela equipe e discutir as implicações desta temática em relação à História daEducação Brasileira.
Passo 3 (Equipe)
Compor um texto, com no máximo duas páginas, que discorra a respeito da afirmativa: “A preservação da memória histórica, areconstituição do passado e o relato dos acontecimentos não são sempre idênticos em todos os tempos e em todos os lugares.” Este texto comporá o relatório final.