História da públicidade

Páginas: 18 (4261 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2011
Pequena história da publicidade
Historicamente, a publicidade é filha da propaganda. Esta existia muito antes daquela, e encontramos as suas primeiras manifestações nas inscrições com que os reis da Assíria e da Caldeia comemoravam os seus vastos e vitórias no, frontão dos monumentos.

Desde a mais remota antiguidade, os poetas e músicos cantavam a glória dos seus Mecenas.

Todavia, osprimeiros vestígios da publicidade comercial encontram se na antiguidade romana. Não longe do registo dos leitores sobre o Fórum, expunham se tabuletas anunciando vendas ou espectáculos teatrais.

Por outro lado, é certo que em todo o mundos antigo os vendedores ambulantes pregoavam os géneros pelas ruas, assim corno os mercadores à porta das lojas os ofereciam à venda aos transeuntes.

Na IdadeMédia, a propaganda dos senhores poderosos faziam nos os trovadores de castelo em castelo, tecendo louvores aos Robertos d'Artois e aos Carlos d'Anjou. Propaganda também o era, se o quiserem, a pregação de Pedro Eremita ou de S. Bernardo a favor da grande empresa das cruzadas.

Da propaganda provem os estandartes, pendões, escudos e brasões de armas. E dessas formas provem a tabuleta, que viria adesempenhar no futuro uma função importante na publicidade.

A Idade Média oferece particularmente exemplos da publicidade oral. Os pregoeiros públicos chegam a constituir uma Corporação, embora nos séculos XIII e XIV pareça que a sua função se limitava a "pregoar vinhos".

A tabuleta só floresce mais tarde. No século XVI e XVII procura atrair a atenção do público com artifícios deapresentação. Confia se a sua execução, por vezes, a verdadeiros artistas. Sacrifica se no entanto a legibilidade à beleza artística. A tabuleta dessa época dará origem nos tempos modernos ao escudo simbólico usado à porta por certos profissionais, como os gravadores e os oculistas, por exemplo, mas muito menos pitoresco.

O cartaz aparece no século XV. O primeiro de que há memória foi impresso em Paris, noano de 1482, destinado ao cabido de Reims para anunciar o grande perdão de Nossa Senhora.

O invento da tipografia transforma por completo o aspecto da propaganda. Dai por diante, a difusão das ideias confia se mais ao livro que à palavra.

Cerca dos fins do século XVI aparecem as primeiras "folhas volantes" e "novas à mão".

Em 1751, o abade Aubert lança o jornal Les Petites Annonces, o qualpublica ofertas de casas à venda ou para aluguer de cargos a preencher, etc.

Em 1772, apareceu em França um cartaz anunciando o novo modelo de um guarda chuva.
Nos jornais do Império já se fazia publicidade redigida, Mas foi a iniciativa de Baile Girardin que devia ser decisiva na história da publicidade.

Esse criador do "jornal, deve ser franco, conciso e simples". E acrescenta adiante:"A publicidade assim compreendida reduz se a dizer : em tal rua, número tantos, vende se tal coisa a tal preço". Girardin estava longe de prever os artifícios a que volvidos oitenta anos, se tinha de recorrer para tornar os, anúncios atraentes. Época na qual a publicidade não tinha, como hoje, de forçar a atenção de compradores expostos a milhentas solicitações.

Os anúncios de jornal tomaramlogo um desenvolvimento crescente, concentrados em geral na última página. Contudo, o anúncio de grande formato era ainda raramente empregado e com grande ingenuidade.

Ao começo, o texto era o principal elemento mas pouco a pouco o desenho introduz se no anúncio para apresentar o produto ou, por vezes, também a fábrica. A figura humana (vulto feminino na secção de costura de um grande armazém) sómais tarde aparece.

Pode dizer se que entre 1845 e 1900 a técnica do anúncio não teve grande progresso.
Todavia o valor da publicidade na economia cresce muito depressa com o desenvolvimento industrial A máquina e os novos métodos de produção fabril dão grande impulso a publicidade, tal como hoje a conhecemos1 Desde 1880 as agências de publicidade tendem cada vez mais a tornar se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a historia da publicidade
  • Historia Publicidade
  • a historia da publicidade
  • A historia da publicidade
  • História da publicidade
  • Historia da publicidade
  • A HISTÓRIA DA PUBLICIDADE
  • A história da publicidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!