História da moda no brasil - inicio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História da Moda no Brasil

Vestuário Indígena

* Tanga Wai-Wai -> Feita à base de missangas e fibras vermelhas, com motivos ritualísticos específicos.
* Cocares, penas, alargadores, tiaras e afins -> Quanto mais alargada a orelha de um índio – vide que muitos só conseguiam o tamanho máximo depois de bem idosos – eles acreditavam que seria maior a audição para ficarem protegidosdos maus espíritos. Cocares eram exclusivos do topo hierárquico indígena, apenas grandes líderes usavam sempre confeccionados de penas.
* Tempetá -> tipo de piercing usado por uma determinada tribo indígena situada no Mato Grosso (tribo Bororó), também confeccionado com penas e tinha uma função similar com a do alargador, só que acreditando que lhes seriam permitidos falar palavras desabedoria, protegendo contra maus agouros.

De forma geral, até hoje em dia em festivais indígenas, o vermelho é uma cor ritualística e cerimonial muito importante e usada, remete aos tempos em que o uso do pau-brasil e de outras frutas que possuíam o pigmento rubro era usado comumente para grandes festivais, assim como outros tipos de pigmento, como o preto, funcionava como um tipo de ‘segundapele’. Essa era a verdadeira roupa dos índios, pinturas por todo o corpo que mudavam a cada ocasião do dia-a-dia indígena.
Um dos pontos mais fortes do vestuário indígena, é o uso dos adornos artesanais, compostos geralmente por palhas e flores como uso de braceletes, tiaras, tornozeleiras e afins. O uso da plumagem propriamente dita era destinada para o uso exclusivo das posições hierárquicas maisaltas, como o pajé que tinha seu cocar confeccionado totalmente por plumagens.

Influência Negra no Brasil

* Os negros do Brasil eram todos marcados com uma cruz no peito à ferro quente, como cavalos. Isso se dá ao fato de que eles eram coagidos a ser convertidos ao catolicismo.
* Escravos não usavam sapatos, pois o mesmo era permitido apenas para aqueles que pertenciam à sociedade,escravo era objeto e deveria andar descalço.
* As vestes dos negros geralmente eram feitas de um tecido nativo da Costa do Marfim, chamado ‘Pano da Costa’ e todas as suas formas eram à base de amarrações.
* Vale notar que escravos eram objetos de ostentação, então quanto mais rico fosse um senhor de engenho, mais ele empetecava seus escravos. Isso mostrava que ele tinha dinheiro osuficiente para vestir ‘bem’ sua propriedade, sempre tendo em mente que o uso de sapatos era proibido e que as roupas eram de um tecido inferior do usado por seus senhores.

- Indumentária religiosa africana
* Turbante (Ojá) -> Era um grande tecido, sendo enrolado ao longo da cabeça das negras e terminando com uma amarração, geralmente em cores suaves e claras.
* Guias -> De diversas corese de diversos materiais, servia como um tipo de proteção e canalizador de energias negativas
* Batas e saias brancas -> De tecidos de qualidade mediana, como o Pano da Costa eram saias volumosas com batas compridas, sempre na cor branca
* Faixa de cor preta transpassada amarrada.

Ao contrário dos índios, os negros dominavam a manipulação do metal, madeira e afins. Isso permitia aconfecção de joalheria diversa, tal como:
* Balagandã -> Joia escrava, usada pelas escravas e dotadas de simbolismos, seria como uma espécie de amuleto.
- A Mucama era a escrava mais bem vestida na hierarquia negra. Por ser a acompanhante da senhora de engenho, era a única que possuía o direito de usar sapatos, afinal uma senhora não podia sair sozinha pelas ruas, então sua mucama deveriaestar sempre devidamente vestida. O mordomo da casa também era bem vestido se comparado aos outros, mas diferente da mucama, não podia usar sapatos.
-Quando alforriados, os negros livres tendiam a ser exagerados nas roupas, plumas, adornos e joias em geral.

Primeiro Reinado

- Manto geralmente era vermelho, simbolizando Portugal.
- Após a independência ele vem a se tornar amarelo/verde,...
tracking img