História da maquina fotográfica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1643 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA DA MAQUINA FOTOGRÁFICA

1. Introdução
Durante vários séculos o homem utilizou a pintura para registrar momentos históricos, retratos, festas tradicionais ou/e, até mesmo, o que faziam diariamente. Desde os primórdios o ser humano vê a necessidade de arquivar certas coisas não somente na memória, mas também em escrituras e imagens (Arte Rupestre). Já na Antiguidade e AntiguidadeClássica mesopotâmios, egípcios, gregos e romanos aprimoraram as formas de retratar momentos especiais, com esculturas e pinturas. Foi então no fim do século XII e meados do século XVII que a arte teve uma evolução enorme quanto o registro de fatos. Com o Renascimento se tornou comum usar a pintura com essa finalidade. Porém, mesmo após o período Moderno e Contemporâneo aprimorarem ainda mais essaárea da arte, a forma que os momentos eram retratados em quadros não era totalmente fiel ao acontecimento real. Foi assim que se iniciou um longo processo de estudos sobre óptica e uma variedade de maquinas fotográficas foram criadas.

2. Câmara Obscura
A primeira descoberta importante relacionada com a fotografia foi a "câmara obscura". O conhecimento de seus princípios óticos se atribui aAristóteles, anos antes de Cristo. O filósofo grego criou um método de observar os eclipses solares sem prejudicar a visão. Ele fez um pequeno furo na câmara, no qual a luz passava e formava a imagem em seu interior. Aristóteles observou a imagem do sol projetando-se no solo em forma de meia lua quando seus raios passaram por um pequeno orifício entre as folhas. Observou também que quanto menorfosse o orifício, mais nítida era a imagem. Este método foi importante, também, pelo fato de ter sido por meio dele possível se conhecer os princípios óticos.
A câmara obscura foi, se assim podemos dizer, a primeira máquina fotográfica da história. O uso dela difundiu entre os artistas e intelectuais da época, que logo perceberam a impossibilidade de se obter nitidamente a imagem. Com estudos sobree aperfeiçoamentos, como a criação de lentes, por exemplo, foi possível a obtenção de imagens mais nítidas, porém surgiu outra necessidade: como fixar as imagens.

2.2 Imagem Permanente
Joseph Nicéphore Niépce foi um inventor francês responsável por uma das primeiras fotografias. Niépce começou seus experimentos fotográficos em 1793, mas as imagens desapareciam rapidamente. Ele conseguiuimagens que demoraram a desaparecer em 1824 e o primeiro exemplo de uma imagem permanente ainda existente foi tirada em 1826. Ele chamava o processo de heliográfia que era uma placa de estanho, derivado de um petróleo fotossensível, e precisava ficar oito horas exposta a luz solar para gravar uma imagem.
A introdução da fotografia no Brasil, em 1833, feita pelo francês Hercule Florence, que se utilizoude uma câmara escura. Florence chegou ao país aos 20 anos e começou a estudar sobre os processos fotográficos aos 29 anos.
Louis Jacques Mandé Daguerre foi um pintor, cenógrafo, físico e inventor francês, tendo sido o autor da primeira patente para um processo fotográfico (1835 – o daguerreótipo). Daguerre herdou a invenção e os conhecimentos adquiridos por Niépce, seu parceiro em invenções, oque lhe permitiu adicionar uma nova variação da câmara obscura.  procurava modificar o processo e os materiais usados a fim de reduzir o tempo de exposição que ainda se mantinha em cerca de uma hora. A imagem formada na chapa, depois de revelada, continuava sensível à luz do dia e padecia de curta durabilidade. Daguerre solucionou este último problema ao descobrir que, mergulhando as chapasreveladas numa solução aquecida de sal de cozinha, este tinha um poder fixador, obtendo assim uma imagem inalterável.
Durante um período de dois anos (1839 - 1840) a fotografia deu passos decisivos através do trabalho de estudiosos como William Henry Fox-Talbot. No ano de 1835, Talbot construiu uma pequena câmera de madeira, com somente 6,30 cm. A câmera foi carregada com papel de cloreto de prata,...
tracking img