História da maquina fotográfica

HISTÓRIA DA MAQUINA FOTOGRÁFICA

1. Introdução
Durante vários séculos o homem utilizou a pintura para registrar momentos históricos, retratos, festas tradicionais ou/e, até mesmo, o que faziamdiariamente. Desde os primórdios o ser humano vê a necessidade de arquivar certas coisas não somente na memória, mas também em escrituras e imagens (Arte Rupestre). Já na Antiguidade e AntiguidadeClássica mesopotâmios, egípcios, gregos e romanos aprimoraram as formas de retratar momentos especiais, com esculturas e pinturas. Foi então no fim do século XII e meados do século XVII que a arte teveuma evolução enorme quanto o registro de fatos. Com o Renascimento se tornou comum usar a pintura com essa finalidade. Porém, mesmo após o período Moderno e Contemporâneo aprimorarem ainda mais essaárea da arte, a forma que os momentos eram retratados em quadros não era totalmente fiel ao acontecimento real. Foi assim que se iniciou um longo processo de estudos sobre óptica e uma variedade demaquinas fotográficas foram criadas.

2. Câmara Obscura
A primeira descoberta importante relacionada com a fotografia foi a "câmara obscura". O conhecimento de seus princípios óticos se atribui aAristóteles, anos antes de Cristo. O filósofo grego criou um método de observar os eclipses solares sem prejudicar a visão. Ele fez um pequeno furo na câmara, no qual a luz passava e formava a imagem emseu interior. Aristóteles observou a imagem do sol projetando-se no solo em forma de meia lua quando seus raios passaram por um pequeno orifício entre as folhas. Observou também que quanto menorfosse o orifício, mais nítida era a imagem. Este método foi importante, também, pelo fato de ter sido por meio dele possível se conhecer os princípios óticos.
A câmara obscura foi, se assim podemosdizer, a primeira máquina fotográfica da história. O uso dela difundiu entre os artistas e intelectuais da época, que logo perceberam a impossibilidade de se obter nitidamente a imagem. Com estudos...