História da igreja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1142 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Religião – História da Igreja

A história do Cristianismo começa com Jesus nascido na Palestina no início do Império Romano, iniciando sua missão na Galiléia.Lá criou a primeira comunidade cristã com seus discípulos e com o aumento desta, os Apóstolos viram a necessidade de criar as Assembléias (ex: a de Jerusalém/ da Antioquia) que formavam ‘’um só coração e uma só alma’’.
Os apóstolos foramrepartidos e enviados para outras regiões surgindo as primeiras comunidades cristães fora do Império Romano que, à luz do Espírito Santo, tomavam consciência de sua grandeza.

Os ritos orientais
Outras Comunidades foram formadas e depois nasceram os diversos Ritos que formaram famílias litúrgicas (no Oriente -> Igrejas Rituais cós costumes próprios).
A partir do século V as comunidades docentro do Império Romano constituíram os Patriarcados. 4 do Ocidente: Constantinopla, Alexandria,Antioquia e Jerusalém, que se desenvolveram e eliminaram os ritos particulares e tornou-o centrado em 3 grandes ritos: o Rito de Constantinopla/Jerusalém/Alexandria. Nem todos os ritos particulares desapareceram.
As Igrejas Orientais locais são unidas por uma mesma fé, mas diferente em seus ritos.Rito -> elemento constitutivo de uma comunidade em torno de uma liturgia, onde os patrimônios teológicos e espirituais de um povo são manifestados dentro de seu ambiente sócio-religioso-cultural.

O Rito Latino: igreja latina x igreja oriental originadas na divisão do Imperio em ocidental e oriental.

Sés (catedrais) episcopais x sés metropolitanas -> nas episcopais os bispos intervêm numterritório maior que a província situada para reunir concílios etc.

Patriarca x patriarcado -> patriarca significa pai em grau supremo, bispo superior a todos. No Ocidente patriarca é um titulo honorifico somente.

Ruptura entre Igreja Latina e Igreja Grega

As causas são políticas, culturais e dogmáticas. O fosso cultural é gravíssimo, o Oriente desconhecesse o latim e o Ocidente o grego. Asdivergência litúrgicas e doutrinais opõem as duas Igrejas (ex: no oriente padres não podem se casar e no ocidente exige-se que ele se casem).

O Cisma Oriental (ou Grego/Bizantino)

É a dissenção entre a Igreja Católica Apostólica Romana e a Igreja Católica Apostólica Ortodoxa. .................... Foi formada a Igreja dissidente do Oriente e chamaram de Ortodoxos os fiéis da verdadeira fé emoposição à Igreja Católica(ocidente). Foram divididas e separadas em nacionais,autocéfalas ou autônomas.
Declaração Comum : o Papa Paulo VI e Atenágoras inauguraram um novo período de reconciliação entre as 2 igrejas.

A Reforma Protestante

O catolicismo no Brasil

O catolicismo romano foi introduzido por missionários que acompanharam os exploradores e colonizadores portugueses nasterras do país recém-descoberto. A igreja no Brasil, durante quase quatro séculos, foi marcada pela instituição do padroado.
Em 1516 o Papa Leão X concedeu ao Rei de Portugal o Padroado sobre todas as igrejas das terras conquistadas. O poder espiritual porém, era reservada ao Prior do Convento de Tomar. Muitos, porém interpretaram erroado a Bula Papal, concedendo a o poder espiritual aos reis dePortugal, que possuíam o título de Grão-mestre da Ordem, ouve assim abusos por parte da Coroa como o exigir que as bulas pontifícias fossem aprovadas pela Coroa antes de chegar ao clero português e que os bispos tivessem a concessão da Corte para manter relações com a Santa Sé.
Aspectos positivos do sistema do padroado quando exercido dentro dos limites das bulas: facilitou o crescimento deIgrejas; providenciou a remuneração do clero e dos missionários e a doação de dioceses, paróquias e colégios; favoreceu ainda as missões e a unidade da Igreja nas terras conquistadas.
Evangelização no Brasil Colônia
Quando os portugueses chegaram no Brasil, encontraram os índios que em sua religião, possuíam vaga idéia de um ser um ser supremo e muito poderoso (Tupã) e acreditavam em espíritos bons...
tracking img