História da ginástica no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1040 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Quando se pensa sobre a história da Educação Física escolar no Brasil, é muito importante lembrar que a sua recomendação, introdução e permanência na educação formal ocorreu em um cenário de época bastante conservador; ocupou um espaço físico modesto e foi marcada por uma história social com muitos percalços.
Filha das fileiras militares, guiada por preceitos médicos, os nossosprimeiros professores de gymnástica foram os soldados de D. Leopoldina. Princesa austríaca, e Imperatriz do Brasil, D. Leopoldina trouxe consigo um grupo pequeno, porém, muito importante formado por cientistas e pela sua guarda pessoal. Esta guarda pessoal praticava exercícios que foram adotados pelos nossos soldados. A partir deste fato, a prática da gymnástica foi gradualmente “ganhando espaços”.Vencendo os costumes, combatendo o preconceito e ampliando seus conteúdos a citada prática motora de então, hoje, educação física, é oferecida aos escolares brasileiros sem distinção de sexo, gênero ou classe social.

* Histórico do Surgimento da Educação Física
A história da Educação Física começa com os chineses, hindus, egípcios, persas e mesopotâmicos e com os gregos e romanos assumemaior precisão em face de um conhecimento melhor das condições de sua civilização. A Idade Média é o período de obscuridade da Educação Física que ressurge com o movimento conhecido sob a denominação de Renascença. Os períodos moderno e contemporâneo são os mais ricos em informação e constituem muito razoavelmente o de maior interesse para nosso estudo.
Marchar, trepar, correr, saltar, lançar, atacare defender, levantar e transportar são movimentos desenvolvidos pelos homens pré-históricos. Possuíam grande resistência nas longas caminhadas e marchas, velocidade nas corridas, precisão nos arremessos e força nos braços e pernas, o que lhes garantiam extraordinário desenvolvimento muscular. As horas de ócio destes homens foram preenchidas de acordo com as necessidades de sobrevivência.
Mais oumenos 3 mil anos a.C. os chineses desenvolveram a caça, a luta, o arco e a flecha, a esgrima de sabre, danças e um jogo de bola. Datam também deste período os exercícios físicos com finalidades higiênicas e terapêuticas, o Cong Fou que designa o homem que trabalha com arte, o Ginasta.
Entre 1122 e 255 a. C. as atividades físicas e as práticas desportivas ganham grande popularidade, como a luta,o tiro ao arco, a equitação e a dança das espadas, introduzida tanto nas escolas como no exército
Os hindus também realizavam exercícios corporais e as práticas higiênicas, as atividades físicas mais populares realizadas na índia eram as corridas, equitação, caça, natação e box. As atividades físicas praticadas pelos japoneses eram a natação, equitação, esgrima, ginástica médica e as manobras demassoterapia, as duas últimas como prova da forte influência que os chineses e hindus exerciam sobre os japoneses.
No período feudal, a ginástica se populariza, caracterizada por exercícios sem aparelhos, de flexibilização, destreza e exercícios realizados com um grosso bambu de 2 metros. Além destes, a marcha, a corrida, o salto e os exercícios de equilíbrio encontraram grande aceitação assimcomo o Jiu-Jitsú que se tornou um sistema nacional de cultura física.
Entre os povos do Oriente, podemos citar os egípcios que realizavam exercícios gímnicos e acrobáticos, arco e flecha, corrida, salto, arremessos, equitação, esgrima, luta, box, natação, remo, corridas de carro e dança.
Os assírios e caldeus eram extremamente cruéis, cultivavam a força física, a destreza e a resistência.Realizavam longas marchas, rápidas corridas, manejavam o arco e flecha, arremesso de lanças, lutas, equitação, natação e canoagem.
Os hebreus usavam armas e lutavam, utilizavam arco e flecha, lanças e espadas. Os medas e persas ensinavam as crianças a montar a cavalo, atirar com arco e flecha e a arremessar com o dardo. Já os fenícios primavam pela prática da natação, o manejo do arco e flecha, o...
tracking img