História da filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (868 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
Graduação em Administração Pública

Aline Gogoni Pedroso

Filosofia e Ética

1. Por que e como os gregos inventaram a Filosofia?

Para Hegel, osgregos inventaram a Filosofia por terem sido o primeiro povo que, ao tentar resolver seus problemas, o fez como se estivesse resolvendo os problemas de todos os seres humanos, de todos os povos, paratodos os tempos. (livro-texto Selvino Assmann)
Os gregos inventaram a Filosofia porque estavam admirados e espantados com a realidade, insatisfeitos com as explicações que a tradição lhes dera,começaram a fazer perguntas e buscar respostas para elas, demonstrando que o mundo e os seres humanos, os acontecimentos e as ações humanas podem ser conhecidos pela razão humana, e que a própria razão écapaz de conhecer-se a si mesma. (livro “Convite a pensar” Marilena Chauí)
Especialista no estudo do pensamento antigo, Jean-Pierre Vernant (2002) afirma que os gregos inventaram a filosofia nãosimplesmente para satisfazerem uma curiosidade de entender as coisas, como dizia Aristóteles, mas para resolverem um problema prático, ético e político. (livro-texto Selvino Assmann).
Os gregos inventarama Filosofia para resolver os problemas do cotidiano onde envolve política, convivência humana, natureza e outra assim nasce a Filosofia para resolver com segurança e vigor os problemas encontrando umfundamento sólido, à razão, que está presente na realidade, na natureza, mas também no ser humano.
A filosofia tem uma história de mais de dois mil e quinhentos anos. Foi na Grécia Antiga que estaciência surgiu e tomou as primeiras proporções. Embora vivessem em cidades-nações distintas e rivais entre si, os gregos conseguiram desenvolver uma comunidade única de língua, religião e cultura, quefoi responsável pelo grande avanço da ciência na Idade Antiga. A genialidade grega foi responsável pelo avanço de diversas áreas do conhecimento, como artes, literatura, música e filosofia....
tracking img