História da filosofia antiga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE PHÊNIX DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DO BRASIL

Credenciamento: Portaria MEC Nº 80 / 90

LICENCIATURA EM FILOSOFIA

Aluno: Maria José de Santana

- Mód. 1 -

Disciplina:

HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA

SAD-2011

INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi elaborado para explanar de forma rápida alguns conceitos de filosofia, sabendo-se que, vários foram os que tentaramdefini-la. Permeia pelas características do pensamento científico, explicando cada ponto. Apresenta amplo conteúdo sobre a vida e pensamento filosófico dos três pilares da filosofia grega: Sócrates, Platão e Aristóteles como também, uma comparação do pensamento de ambos.

CONCEITO DE FILOSOFIA
A Filosofia quer dizer amor à sabedoria. A Filosofia envolve a investigação, análise, discussão,formação e reflexão de idéias em uma situação geral, abstrata ou fundamental. Originou-se da inquietação gerada pela curiosidade humana em compreender e questionar os valores e as interpretações comumente aceitas sobre a sua própria realidade.
A Filosofia é um modo de pensar, é uma atitude diante do mundo. A filosofia não é um conjunto de conhecimentos prontos, um sistema acabado, fechado emsi mesmo. Ela é uma prática de vida que procura pensar os acontecimentos além de sua pura aparência. Pode pensar a ciência, seus valores, seus métodos, seus mitos; pode pensar a religião; pode pensar a arte; pode pensar o próprio homem em sua vida cotidiana. 
Compreendida como pensamento crítico, a Filosofia é uma atividade constante, um caminho a ser percorrido, constituído, sobretudo porperguntas que são mais essenciais do que as suas possíveis respostas. Por sua própria natureza, a filosofia transforma cada resposta em uma nova pergunta, na medida em que o seu papel é questionar e investigar tudo o que é pressuposto ou simplesmente dado. Por isso, costuma-se dizer que as perguntas, para o filósofo, são mais importantes do que as respostas.
As perguntas da Filosofia sedirigem ao próprio pensamento. Ela torna-se, então, o pensamento interrogando-se a si mesmo. Com essa volta do pensamento sobre si mesmo, a Filosofia realiza-se como reflexão.
Para Marilena Chauí a reflexão significa movimento de volta sobre si mesmo ou movimento de retorno a si mesmo. A reflexão é o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo, interrogando a si mesmo paraconhecer-se, para indagar como é possível o próprio pensamento.
A Filosofia é mais do que um refletir. Ela é refletir sobre o refletir. A Filosofia surge quando a própria capacidade de refletir é posta em questão. Por isso que, para Sócrates, o ponto de partida do filosofar é o reconhecimento da própria ignorância.  A afirmação “só sei que nada sei” só pode ser feita por alguém que já exerceu umaautocrítica, que já se debruçou sobre as bases de seus conhecimentos e os avaliou de modo adequado.
A Filosofia estudará sempre tudo e não se esgotará, pois é um processo em constante desenvolvimento e aprimoramento. Procurando a verdade, ela engloba todas as coisas como objeto de indagação filosófica: o homem, os animais, o mundo, o universo, o esporte, a religião, Deus. 
Todos nóssomos filósofos, uma vez que pensamos, indagamos, criticamos, tentamos respostas e soluções e esbarramos em dúvidas, buscando sabedoria e a verdade. 
Filosofar é buscar incessantemente a sabedoria, com base na verdade e na consciência do respeito por si mesmo e pelos outros. A busca da sabedoria e da verdade é também a busca da perfeição, do equilíbrio e da harmonia.

CARACTERÍSTICAS DOPENSAMENTO CIENTÍFICO
O conhecimento científico preza pela apuração e constatação. Busca por leis e sistemas, no intuito de explicar de modo racional aquilo que se está observando. Não se contenta com explicações sem provas concretas.
O conhecimento científico é fáctico: Parte dos fatos, respeita-os até certo ponto e sempre retorna a eles. A ciência procura descobrir os fatos tais...
tracking img