História da engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (543 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A história da Engenharia Civil começou há seis mil anos atrás, quando o homem deixou as cavernas e começou a pensar em uma moradia mais segura e confortável para si e para sua família. NaAntiguidade os templos e palácios foram marca registrada que começaram a fazer parte do cenário cerca de dois mil anos depois do aparecimento das primeiras habitações familiares. 
Logo após a Idade da PedraLascada e da Pedra Polida, o homem começou a trabalhar com metais. O cobre e o estanho foi um dos primeiros metais utilizados para a fabricação de instrumentos de caça e defesa.
De acordo com Bazzoos estudiosos da história indicam que por volta do ano 2 mil a. C., mais ou menos junto com a invenção do alfabeto para a escrita e numeração, o homem passou a utilizar o processo de fundição demetais. Os etruscos – povo que habitava a Península Itálica -, por exemplo, já fundiam o ferro com alguma perfeição.
Ainda nesta época, ocorreu a invenção da roda e a construção das primeiras máquinassimples, transformando as cidades antes conhecidas como cidades rurais patriarcais em cidades governadas.

Foi durante a Idade Média, quando o Império Bizantino sofria ataques freqüentes de outrospovos, que a Engenharia ganhou novo e determinante impulso. Entre os séculos VI e XVIII, os conhecimentos da área foram aproveitados, sobretudo para fins militares, com a construção de fortalezas emuralhas ao redor das cidades. A atividade religiosa, principalmente na Idade Média, período em que a Igreja foi uma força paralela ao Império, impulsionou a construção de catedrais cada vez mais suntuosas. Nesta época não havia escolas de Engenharia Civil e o conhecimento era ilimitado, porém mesmo existindo eventuais falhas nas construções, como por exemplo, a Torre de Pisa, construída na cidade dePisa, na Itália, no século XII, em solo incapaz de sustentá-la, apresentando nos dias de hoje uma inclinação de cinco metros em relação ao solo é hoje conhecida como uma obra de arte.
No Brasil, a...
tracking img