história da educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1051 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 23 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
VAP1 - Tentativa 1
Question 1
Notas: 1
Podemos apontar como principal motivo desencadeador da Reforma protestante na Europa, no século XVI:
Escolher uma resposta.

a. A atuação da Igreja católica por meio da Contra-Reforma.

b. A contestação dos dogmas e da atuação da Igreja católica por Martinho Lutero.

c. O fortalecimento da Igreja católica durante o século XVI.

d. Anecessidade de se rever o processo educacional na Europa.
Question 2
Notas: 1
A respeito da educação jesuítica, não é correto afirmar que:
Escolher uma resposta.

a. Todas as atividades eram padronizadas representando o primeiro sistema organizado de educação católica. A Ratio Studiorum constituia o plano de estudos e de métodos sendo a base filosófica do ensino dos jesuítas.

b.A educação jesuítica visava a formação das camadas pobres da população.

c. A educação jesuítica não se preocupava com a camada da população mais pobre privilegiando e direcionando seus esforços às elites da Colônia, daí seus esforços serem voltados ao ensino secundário e superior.

d. A educação jesuítica dedicava-se à formação das elites burguesas preservando e garantindo os interessesda Colônia.
Question 3
Notas: 1
Analisando as influências ocorridas no campo educacional durante a permanência da família real no Brasil, é correto afirmar que:
Escolher uma resposta.

a. A gratuidade do ensino e a criação de estabelecimentos de ensino eram previstas em lei, sendo cumpridas à risca..

b. A preocupação com a educação da elite era a mesma adotada para a educaçãodo povo, muito diferente das características do período jesuítico.

c. A criação da 1ª Universidade no Brasil, em São Paulo.

d. Deu-se início à criação de cursos superiores voltados para a máquina estatal. Com isso, a educação passava a responder às necessidades do Estado, com a formação de profissionais liberais por meio de cursos profissionalizantes.
Question 4
Notas: 1
Emrelação ao Ensino Secundário no período colonial. É correto afirmar que:
Escolher uma resposta.

a. A elite burguesa direcionou e editou os caminhos da educação brasileira. Privilegiou poucos em detrimento de muitos garantindo e preservou os direitos da elite dirigente e política da época.

b. Foi organizado com uma série de aulas avulsas e dispersas e constituídos por escolas isoladas deformação profissional tendo como único objetivo o ingresso de alunos nos cursos superiores.

c. Todas as alternativas estão corretas.

d. A necessidade do país de preencher e apresentar um quadro geral de administração e política fez com que a educação letrada fosse procurada e garantida para a elite dirigente do país.
VAP2 - Tentativa 1
Question 1
Notas: 1
Durante o período deconflito aberto da Revolução de 1930, especificamente em 1932, um grupo de 26 educadores lançou o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Este Manifesto propunha:
Escolher uma resposta.

a. A reconstrução de todo o sistema educacional no Brasil. Antes, muito pouco se tinha feito ou analisado em prol do desenvolvimento da estrutura educacional no país.

b. Todas as alternativas estão corretas.c. Despertava as atenções para a economia agrária que não contribuía para o desenvolvimento de grande parte da população e a necessidade de romper com a dependência da economia externa.

d. Demarcava as diversas posições entre os variados setores da sociedade marginalizados durante a Primeira República, porém não significava grandes mudanças em relação aos interesses das camadaspopulares.
Question 2
Notas: 1
A respeito do movimento conhecido como Escola Nova, é correto afirmar:
Escolher uma resposta.

a. Consolidava o ‘’otimismo pedagógico’’, defendendo que a ‘’forma’’ técnica e os ideais puramente pedagógicos conduziriam, de fato, os rumos da educação brasileira, não sendo, porém, nesse momento, observados princípios de ordem política.

b. Pouco foi...
tracking img