História da educação e da pedagogia- aranha capitulo 9

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Organização das escolas no século XVIII


São Paulo,
2013
ORGANIZAÇÃODA ESCOLA NO SÉCULO XVIII

No século XVIII, a substituição da Igreja pelo Estado e organização do ensino público significou uma permanência nesta matriz organizativa, par da definição de um sistema escolar e da renovação dos currículos e programas.
A passagem de um ensino doméstico que adota o modo de ensino individual,para um ensino coletivo, com o modo simultâneo (século XVIII) e do modo mútuo (primeira metade do século XIX), vai racionalizar o processo ensino-aprendizagem impondo um mesmo modo de organização pedagógica orientado para o princípio de “ensinar a muitos como se fosse um só.”
As diferenças entre os modos de ensino individual, mútuo e simultâneo, são expressas pelo mesmo autor ao referir que noprimeiro caso, as lições são sucessivas e dadas individualmente pelo professor; no segundo caso, as lições são paralelas e dadas por diferentes monitores a distintos grupos de alunos, e no terceiro caso, a lição é só uma e dada a um grupo homogêneo – a classe.
Para o efeito, organizam o espaço de ensino alinhando carteiras coletivas para 16 alunos no centro de um compartimento retangular com21mx10m. As carteiras, adaptadas para escrita, são dispostas em filas paralelas e direcionadas para o mestre; cada fila é da responsabilidade de um monitor. Esta disposição liberta, ao longo de todo o perímetro da sala, espaço destinado à prática de leitura, pronúncia e aritmética, onde são colocados grupos de 8/9 alunos, organizados em semicírculo com 1 metro de raio, sob a responsabilidade dosmonitores. A sala é iluminada superiormente, impedindo a visão das crianças para o exterior.

ROUSSEAL

Rousseau na Genebra da Suíça em 1912, aos 16 anos tornou se protegido por uma madame, aos 30 se mudou para Paris como professor de musica, colaborou com a famosa enciclopédia de madame onde conquistou o premio com seu discurso, publicou vários livros entre eles a as obra o contrato social, queinspirou a revolução francesa, e Emille consideradas uma das obras mais revolucionarias da moderna pedagogia com suas idéias radicais que desagradavam tanto a igreja como a outros filósofos como Voltaire por exemplo. Rousseau fugiu para a Inglaterra, abrigado por Ermenonville, dedicou seus últimos tempos a autobiografia confissões, falecendo aos 66 anos na frança.
Emile é um livro escrito por Russeauforma de romance, Emille consiste em um tratado pedagógico que une política, educação e ética, orientando pais e mestres sobre de como educar naturalmente o homem ideal.
O jovem Emile, filho de um homem rico é educado por um preceptor no convívio com a natureza, protegido pelos constrangimentos sociais, com um pé no romantismo e outro no imaginário do iluminista, o texto rousseauniana revela acrença na educação de forma como ponte para as transformações sociais. Emille é o representante da espécie humana em seu potencial de virtude educado para viver bem consigo, com a sua futura companheira Sofia e com os outros em uma sociedade democrática, lançado em 1972 o livro tornou-se o paradigma da educação no século XVIII, contra punha se a visão elitista da educação como privilégioafirmando ser um direito de todos e criticava a pedagogia jesuíta, rígida, punitiva, mera transformadora hierárquica, conhecimentos memorizados que tratava as crianças como adultos em miniatura.
Com sua visão naturalista do mundo baseado nas lições da natureza Rousseau foi uma espécie de descobridor da infância, o primeiro a entender a infância como uma forma particular do ser humano diferente da idadeadulta.
Não há dúvida alguma de que Rousseau fez soprar um vento revolucionário sobre as ideias de amor e ódio: ele debate a sexualidade como uma experiência fundamental na vida do ser humano, a tomada de consciência da importância dos sentimentos de amor e ódio na construção da sociedade humana e no seu desenvolvimento pessoal, e enfim, essa abertura para o debate moderno sobre a divisão do...
tracking img