História da contabilidade

Páginas: 6 (1299 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2011
NOME DO CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS – MÓDULO III

Nome: Cristiano Pereira Santos

A IMPORTÂNCIA DAS ESCOLAS DE PENSAMENTO PARA A

EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE

Cidade: Lavras
Ano de entrega: 2009

A IMPORTÂNCIA DAS ESCOLAS DE PENSAMENTO PARA A

EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contabeis, para a disciplina Teoria da Contabilidade.

Orientador:Cidade: Lavras

SUMÁRIO

I – Introdução: pág. 04
II – Desenvolvimento teórico: pág. 05, 06, 07
III – Conclusão: pág. 08
IV – Bibliografia: pág. 09


INTRODUÇÃO

Este trabalho vem nos orientar sobre a História da Contabilidade, a necessidade para o dia-a-dia das empresas, as evoluções através da modernidade e as principais escolas de pensamento: a Italiana e a Norte Americanae como começou a história da contabilidade no Brasil.

DESENVOLVIMENTO

1 – Origem da Contabilidade

1.1 – História e principais fatos do surgimento da Contabilidade

A Contabilidade se originou na antiguidade, pelo motivo de que foi preciso para o ser humano se organizar para administrar seus bens, mas como eles não tinham muitos recursos, ela era feita de modo bem rudimentar, com opassar dos anos e tendo necessidade pelo fato de ter que comprar e vender produtos, foi preciso fazer o registro o registro dessas transações. A história da contabilidade é tão antiga quanto à própria história da civilização, alguns historiadores acreditam que os primeiros sinais de sua existência ocorreram há aproximadamente 8.000 a.C. na cidade da Mesopotâmia.
Os primeiros registros surgiramcom a necessidade da passagem dos bens dos pais para os filhos, a herança, ela está muito ligada ao comércio, porque foi através do comércio e pela necessidade de registrar as atividades comerciais que surgiram os primeiros registros, eles começaram a registrar os dados na memória, mas com o passar dos tempos viram que a memória não era capaz de armazenar muitos dados e começaram a fazer osregistros em pedras ou outros métodos alternativos, ficando assim mais fácil de poder lembrar dessas negociações.
No período antigo, o homem começou a usar técnicas matemáticas. O período moderno foi a pré-ciência, foi quando a contabilidade tornou necessidade para estabelecer o controle das riquezas.

2 – Escolas de Pensamento Contábil

2.1 – Escola Italiana e suas correntes de pensamentoA Escola Italiana foi muito importante para a contabilidade, o Frade Franciscano Luca Pacioli, que através de sua obra La Summa, que se deu início a um marco histórico da contabilidade que foi o método das partidas dobradas, dando-se início a fase moderna da contabilidade, a Itália foi o primeiro país a fazer restrições à prática da contabilidade por um individuo qualquer, passando ogoverno a reconhecer os contadores como pessoas devidamente qualificadas para o exercício da profissão. A Escola Italiana desenvolveu várias correntes de pensamento.
- O Contismo que surgiu em 1494, que foi a primeira corrente de pensamento, dava-se ênfase ao processo de escrituração e técnicas de registro por meio de contas, quando deu origem ao método das partidas dobradas.
- A Administrativafoi à segunda linha de pensamento surgiu em 1840, e seu principal interesse era à administração e o controle das entidades, tendo o contador o objetivo de fazer as técnicas administrativas e também o conhecimento da gestão.
- O Personalismo surgiu em 1867, sendo que seu interesse era fazer que as contas dos comerciantes, deveriam ser abertas em nome das pessoas físicas ou pessoas jurídicas.- O Controlismo surgiu em 1880, dando foco da contabilidade para o usuário interno, vendo a contabilidade como ciência do controle econômico.
- A Matemática contrariou todos os pensamentos anteriores, defendia a idéia de que a contabilidade seria apenas uma ciência aplicada e não social. Definia que o balanço não representava a situação patrimonial da empresa, mas uma ferramenta auxiliar de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia da contabilidade
  • Historia da contabilidade
  • Historia da contabilidade
  • Historia contabilidade
  • historia da contabilidade
  • A História da Contabilidade
  • História da Contabilidade
  • História da contabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!