História da arte século xx vanguardas

Páginas: 5 (1202 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2011
O século XX se inicia com diversas mudanças sócio econômicas e além dessas mudanças houve diversos acontecimentos históricos.
Acontecimentos como a conquista do espaço, uso crescente da computação e satélites fez com que a comunicação começasse a se tronar algo mais simples, rápido e globalizado, iniciando assim tudo o que vivemos hoje em termos de comunicação.
Essas mudanças que deram iníciono começo do século XX fizeram com que os movimentos artísticos surgidos nesta época, explanassem todo este ambiente complexo e rico em contradições.
Esta autêntica explosão de movimentos de vanguarda, em que a obra de arte ganha autonomia face à realidade, ou seja, liberta-se e torna a expressão dos sentimentos do artista, que cria arte pelo puro prazer estético ou como forma de intervençãosocial. De características racionais ou emotivas, estas correntes de vanguarda caracterizam-se pelos movimentos do Expressionismo; Fauvismo; Cubismo; Futurismo; Abstracionismo; Dadaísmo; e Surrealismo.
O Expressionismo teve origem em Dresden, Alemanha nos anos de 1904 e 1905 por um grupo que se denominava Drie Brücke que significa “A Ponte”.
Esse movimento é visto como uma resposta ao movimentoimpressionista, que se tratava apenas de luz e cor e não abordava temas como o desenvolvimento humano e os problemas sociais da época.
Ao contrário deste movimento o Expressionismo procurava mesmo expressar os sentimentos e angústias, e as suas certezas e certezas que caracterizavam o início do século XX cheio de mudanças.
Os principais precursores deste movimento, Vicent Van Gogh (1853 -1890),Edvard Munch (1863-1944), Ernst Kirchner (1880-1938), Erich Heckel (1883 - 1970) e Karl Schimidit Rottluff (1884 – 1976).
Uma de das obras mais conhecidas deste movimento e o quadro O Grito de Edvard Munch, que em atitude inédita com linhas fortes, mas que permite ver-se a forma humana e transmite toda sua angústia e emoções por sua sinuosidade do traçado e boca aberta em um grito perturbador,transparece bem as características do movimento Expressionista.
Outra importante obra do Expressionismo é o quadro Cinco Mulheres na Rua do artista de Edvard Munch que mostra a imagem de cinco mulheres observando uma vitrine, trajando roupas elegantes e de ar arrogante. A cor escura utilizadas especialmente nas vestes das mulheres traduz a atitude orgulhosa da burguesia na época.
As pinturasexpressionistas fogem a regra até então na época de equilíbrio que havia nos movimentos artísticos, o que faz com que seja considerado por alguns um movimento feio, porém que é historicamente o primeiro grande movimento da pintura moderna.
Outro importante movimento das Vanguardas foi o Fauvismo,que é caracterizado pela simplificação de suas formas e utilização de cores puras.as suas figuras são sugeridase não representadas claramente,assim como suas cores não são a mais perfeita tradução da realidade.Os principias autores Fauvistas foram André Derain (1880 – 1954), Maurice Vlaminck (1876 – 1948), Oton Friesz (1879 – 1949) e o de maior expressão dentre eles Henri Matisse (1869 – 1954).
A principal característica de Matisse é o desprendimento da realidade em relação a formas, curvas e cores. Asfiguras podem ser de pessoas ou natureza morta e o mais importante não são essas figuras e sim a maneira da qual são representadas.
Outro movimento de grande importância no início do século foi o Cubismo, que se caracteriza por não ter nenhum compromisso com a forma realista das coisas e definitivamente o abandono da perspectiva seguida por pintores Renascentistas. Cubismo retrata basicamente emsuas obras as coisas e pessoas em forma de cones, esferas e cilindros.
Suas duas grandes tendênicas foram o Cubismo analítico foi desenvolvido por Picasso e Braque entre 1908 e1911 e o Cubismo Sintético procurou tornar as figuras novamente reconhecíveis o que praticamente foi perdido com o Cubismo analítico que trabalhava com poucas cores como o preto, cinza e alguns tons de marrom e ocre. O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História da arte do século xx
  • Seculo xx historia da arte
  • Vanguardas artisticas do século xx
  • Vanguardas Artísticas do Século XX
  • Arte no século xx
  • Estilos de Artes no Século XX
  • Vanguardas européias: tendências do século xx.
  • arte do seculo xx

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!