História da administração

Páginas: 6 (1407 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2011
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
Unifian - Pirassununga
Administração - 2º semestre
Teoria da Administração

História da Administração

PIRASSUNUNGA
2011

História da Administração

Trabalho de ATPS (Atividades Práticas Supervisionadas) apresentado ao curso de Teorias da Administração, como método deaprendizado continuado.

Prof. Evandro Denzin

PIRASSUNUNGA
2011
INTRODUÇÃO

Este trabalho busca discorrer sobre a relevante habilidade humana que é a Administração, o contexto histórico e social em que surgem os primeiros conceitos e seus precursores, bem como estudarmos rapidamente as teorias de Frederick Wilson Taylor, Henri Fayol e os estudos de Max Weber.ADMINISTRAÇÃO:
UMA HABILIDADE HUMANA, SEUS PRIMÓRDIOS E SEUS PRECURSORES

A habilidade humana que mais causou impacto no mundo denomina-se Administração. É por meio do ato de administrar que as organizações estão tão dinâmicas e desenvolvidas atualmente, torna impossível imaginar um mundo sem ela. Pode-se dizer que parte deste ponto a necessidade de se estudá-la, mas qual a causa daAdministração ser considerada uma habilidade humana?

Quando administramos usamos tanto a intuição quanto a superstição. A intuição constitui-se em utilizarmos nossos cinco sentidos com a finalidade de julgar a veracidade de uma afirmação, já a superstição são as coisas em que acreditamos, mas não são reais.

Ao usar constantemente as características humanas, fica impossíveldissociar o ato de administrar com a habilidade humana.

A história da Administração iniciou-se num tempo muito remoto, mais precisamente no ano 5.000 a .C, na Suméria, quando os antigos sumerianos procuravam melhorar a maneira de resolver seus problemas práticos, exercitando assim a arte de administrar.

Depois no Egito, Ptolomeu dimensionou um sistema econômico planejado quenão poderia ter-se operacionalizado sem uma administração pública sistemática e organizada.

Em seguida, na China de 500 a.C, a necessidade de adotar um sistema organizado de governo para o império, a Constituição de Chow, com seus oito regulamentos e as Regras de Administração Pública de Confúcio exemplificam a tentativa chinesa de definir regras e princípios de administração.Apontam-se, ainda, outras raízes históricas. As instituições otomanas, pela forma como eram administrados seus grandes feudos. Os prelados católicos, já na Idade Média, destacando-se como administradores natos. A Alemanha e a Áustria, de 1550 a 1700, através do aparecimento de um grupo de professores e administradores públicos, chamados os fiscalistas ou cameralistas. Os mercantilistas oufisiocratas franceses, que valorizavam a riqueza física e o Estado, pois ao lado das reformas fiscais preconizavam uma administração sistemática, especialmente no setor público.

Na evolução histórica da administração, duas instituições se destacaram: a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares. A Igreja Católica Romana pode ser considerada a organização formal mais eficiente dacivilização ocidental.

Através dos séculos vem mostrando e provando a força de atração de seus objetivos, a eficácia de suas técnicas organizacionais e administrativas, espalhando-se por todo mundo e exercendo influência, inclusive sobre os comportamentos das pessoas, seus fiéis.

As Organizações Militares evoluíram das displicentes ordens dos cavaleiros medievais e dosexércitos mercenários dos séculos XVII e XVIII até os tempos modernos com uma hierarquia de poder rígida e adoção de princípios e práticas administrativas comuns a todas empresas da atualidade.

O fenômeno que provocou o aparecimento da empresa e da moderna administração ocorreu no final do século XVIII e se estendeu ao longo do século XIX, chegando ao limiar do século XX. Esse fenômeno, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia da administração
  • A história da Administração
  • História da administração
  • historia da administracao
  • A história da administração
  • A administração e a história
  • Historia da administracao
  • Historia da administraçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!