História coca-cola resumida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1108 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA DA COCA-COLA COMPANY

Logo após a Guerra Civil americana, um farmacêutico, que acabara de participar da guerra, chamado John Pemberton, chegou à cidade de Atlanta, a fim de estabelecer uma boa clientela. Pemberton não tinha nenhuma habilidade em negócios, e já havia fracassado por diversas oportunidades. Por isso, estabeleceu uma sociedade com Frank Robinson, um contador.
Assim, em1884, lançaram a “Pemberton's French Wine Coca”. Essa era uma bebida alcoólica anunciada como fortalecedora do cérebro e tônica para os nervos. Pouco tempo depois, com a evolução do puritanismo religioso e a retaliação ao álcool, Pemberton e Robinson se depararam com uma situação desfavorável e passaram a estudar novos produtos que renderiam-lhe dinheiro. Nessa época, estavam em alta os xaropesmisturados com água carbonada, por isso, Pemberton passou meses em seu porão, estudando diversas variações dessas misturas e a cada uma delas, enviava amostras à “Jacob’s Pharmacy”, a fim de saber o que os clientes achavam.
A atual Coca-Cola (nome dado pouco tempo depois por Robinson), porém, só foi provada pela primeira vez em 8 de maio de 1886. A mistura era feita nos próprios copos de vidro,na hora em que eram servidos. Em 29 do mesmo mês, a bebida foi anunciada pela primeira vez, no jornal da cidade.
O sucesso da Coca-Cola não foi imediato. Após 1 ano de vendas, apenas 50 galões foram comercializados, o que somava 50 dólares e acarretava em prejuízo para Pemberton e Robinson. Em 1988, Pemberton, por motivos de saúde e financeiros, acabou vendendo a fórmula secreta por 1750dólares para Robinson, que no mesmo ano, logo após a morte de Pemberton, revendeu a mesma fórmula por 2300 dólares para o então farmacêutico Asa Griggs Candler.
O farmacêutico, ao contrário dos dois sócios, acreditava no potencial do produto e resolveu divulgar. Naquela época, os meios de comunicação de porte nacional não existiam, então essa divulgação foi feita boca a boca. Candler pagava pessoaspara entregar cupons com o endereço e um “vale”, que dava direito à degustação gratuita da Coca-Cola. Além desse vale, Candler dava brindes que traziam o nome do produto estampada, para que as pessoas memorizassem o lugar onde compraram.
Em janeiro de 1893, a marca foi registrada oficialmente e no ano seguinte, passou a ser vendido para os fornecedores em garrafas de vidro que traziam o nome dacompanhia de engarrafamento “Biedenharn Candy Company”. Biedenharn disse a Candler que a demanda estava muito alta e fez uma proposta para que o dono da Coca-Cola passasse a comercializar a bebida em garrafas de vidro, para que as pessoas pudessem também levar para casa, pois até então, o produto era servido apenas em copos, pelos estabelecimentos que comercializavam-no. Candler não aceitou.Ao fim de 1895, a Coca-Cola já contava com 3 empresas que faziam o engarrafamento em diferentes regiões dos Estados Unidos. 2 anos depois, a marca chegava ao Canadá e ao México.
Em 1899, um grande avanço para a Coca-Cola: dois advogados (Benjamim Franklin Thomas e Joseph Whitehead) propuseram que Candler fizesse o engarrafamento em larga escala, para que as pessoas pudessem comprar a garrafainteira do produto e assim, poderiam tomar em casa também. Candler, percebendo todo o crescimento que isso poderiam trazer, aceitou. Thomas e Whitehead eram os novos responsáveis pelo engarrafamento da Coca-Cola. Assim, Biedenharn, que havia ajudado o produto a chegar até ali, estava completamente fora dos planos.
A garrafa foi evoluindo cada vez mais e adquirindo traços marcantes. Em 1909, jáexistiam 400 fábricas que faziam o engarrafamento, em 1915 já era nacionalmente reconhecido como uma das grandes marcas americanas. Em 1916, um concurso foi realizado para o novo desenho da garrafa da Coca-Cola e o vencedor foi Raymond Louise, que se inspirou no formato de um cacau.
Em 1918, Candler vende a mesma empresa que 30 anos atrás havia pago 2300 dólares pela fórmula e que agora era...
tracking img