História automovél

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Daimler e Benz, os pais do automóvel — 1885/1886
É o aparecimento do motor de combustão interna que torna possível o desenvolvimento do automóvel. Vários nomes estão associados à sua invenção, sendo de destacar os alemães Gottlieb Daimler e Karl Benz.
Em 1885, Karl Benz constrói o primeiro veículo automóvel na cidade alemã de Manheim. O veículo inventado por Benz possui um motor de um cilindrocom sistema de ignição eléctrica e atinge a velocidade de 16 Kms/h.
Gottlieb Daimler, em parceria com William Maybach, aperfeiçoa e transforma um motor de um cilindro inventado em 1872. A partir de 1886, após ter registado a patente, Daimler vende a sua invenção a vários construtores de automóveis e inicia a sua própria fabricação de veículos autopropulsionados.
Em 1926, os nomes destes doishomens, que nunca se conheceram, vão unir-se dando origem à empresa Daimler-Benz que produzirá os famosos automóveis Mercedes-Benz.
O Panhard & Levassor — o primeiro automóvel a chegar a Portugal
O primeiro automóvel chega a Portugal em 1895. É um veículo da marca Panhard & Levassor, importado de Paris pelo IV Conde de Avilez.
Na Alfândega de Lisboa, surge a dúvida sobre a taxaaduaneira a aplicar a tão estranho artefacto. Seria uma máquina agrícola ou uma locomobile (máquina movida a vapor)? Adopta-se esta última definição.
Na primeira viagem que realiza, entre Lisboa e S. Tiago do Cacém, este veículo é protagonista do primeiro acidente de viação em Portugal ao atropelar um burro.
A Panhard & Levassor é fundada por René Panhard e Émile Levassor. Estes dois homensutilizam o motor desenvolvido por Daimler e criam automóveis com motor dianteiro e tracção às rodas traseiras. Esta empresa é uma das primeiras a fabricar automóveis com intuitos comerciais, tendo publicado o primeiro catálogo a cores.
Como funciona o motor? O motor é a máquina que permite o movimento do automóvel. É este que transforma a energia calorífica, produzida pela combustão do carburante,em energia cinética capaz de imprimir movimento às rodas.
O carburante, que é constituído por uma mistura de gasolina e ar, é formado no carburador. Esta mistura é posteriormente admitida nas câmaras de explosão através das válvulas de admissão. Nos motores modernos, o carburador é substituído por um sistema de injecção de combustível. Os êmbolos, que se deslocam dentro dos cilindros, comprimem amistura que é posteriormente inflamada pela vela de ignição. Ao inflamar-se, a mistura explode e expande-se, empurrando o êmbolo para baixo. O movimento dos êmbolos, para cima e para baixo, é convertido em movimento rotativo através da cambota, originando a força motriz do motor
Como funciona um automóvel?
Para que um automóvel funcione é necessário accionar o motor. Para tal, existe um motoreléctrico de arranque que, ao ser accionado, dá início ao movimento de rotação da cambota. Como consequência, os êmbolos movimentam-se para cima e para baixo, dando início ao ciclo de sucessões de explosões que produzem a força motriz do motor.
Esta força motriz é transmitida às rodas do automóvel através do sistema de transmissão. Este é composto pela embraiagem, caixa de velocidades, veio detransmissão e diferencial.
A embraiagem, que se situa entre o motor e a caixa de velocidades, permite desligar a energia produzida pelo motor das restantes partes que compõe o sistema de transmissão. Só então podemos fazer accionar a caixa de velocidades, através da qual se controla a força motriz e a velocidade que é fornecida às rodas. Na última fase do seu percurso até às rodas, que é feitoatravés do veio de transmissão, a energia proveniente do motor passa pelo diferencial. Este componente tem como função fazer variar a velocidade de uma das rodas permitindo, por exemplo, que numa curva a roda de dentro rode mais lentamente que a roda de fora.
Pós-Guerra — 1945/1960

A Europa do pós-guerra vai encontrar na indústria automóvel um factor de desenvolvimento económico. Marcas como a...
tracking img