Hisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A GLOBALIZAÇÃO E A INTEGRAÇÃO REGIONAL

Os efeitos da Globalização no processo de integração dos Blocos Econômicos:  O Mercosul no Sistema Internacional
por: Graziele Oliveira Saraiva *

A Globalização e a Integração Regional, uma análise dos efeitos da Globalização no processo de integração dos Blocos Econômicos. Abordando o processo de consolidação do Mercado Comum do Sul - MERCOSUL – comopeça da engrenagem do complexo Sistema Internacional contemporâneo. A dialética: globalização e regionalização; internacionalização e soberania nacional. Uma abordagem histórica e econômica da globalização, sua relação com a integração regional e a formação dos blocos econômicos.
 
 
 
ABSTRACT: Globalization and Regional Integration, an analysis of the effects of globalization in the processof integration of economic blocs. Addressing the process of consolidation of the Southern Common Market - Mercosur - as part of the complex gear contemporary international system. Dialectics: globalization and regionalization, internationalization and national sovereignty. A historical approach and economic globalization, and its relation to regional integration and the formation of economicblocks.

PALAVRAS CHAVES: Globalização e Regionalização, Integração Sul-Americana, Blocos Econômicos.
PALABRAS CLAVE: Globalización y regionalización, la integración sudamericana, los bloques económicos.
KEYWORDS: Globalization and Regionalization, South American Integration, Economic Blocs.

Introdução
Objetivando analisar as relações entre as nações no sistema internacional capitalista, esteartigo se propõe a discutir as perspectivas do processo de integração regional frente ao cenário internacional promovido pela globalização econômica. Uma abordagem histórica e econômica da globalização, sua relação com a integração regional e a formação dos blocos econômicos. Analisando os desafios e alternativas para inserção internacional da América do Sul no sistema mundial, considerando aconsolidação do MERCOSUL como peça da engrenagem do complexo Sistema Internacional contemporâneo. Apresentando a dialética: globalização e regionalização; internacionalização e soberania nacional, como elementos controversos e ao mesmo tempo complementares. 
A tendência de organização dos Estados em blocos econômicos representa, acima de tudo, o reflexo do momento histórico posterior a Segunda GuerraMundial, e término do período de bipolaridade da Guerra Fria. Na nova ordem mundial, os países, a princípio, geograficamente próximos, e com interesses políticos convergentes, se unem em prol de soluções e alternativas sociais e econômicas frente às assimetrias traçadas pelo processo de globalização financeira. Desta maneira, a integração regional deve ser encarada como um processo histórico eeconômico concomitante ao processo de globalização econômica, propagado pelo modelo de Estado neoliberal a partir de 1980, que impulsionou um aumento da competitividade e pressão interestatal, assim como entre os novos atores privados nacionais e multinacionais.

1.     O Sistema Internacional e a Globalização
O sistema internacional compreende as relações entre os Estados e economias nacionais,que se relacionam entre si, dentro do sistema mundial, ou sistema interestatal capitalista. Dada a multiplicidade de atores, torna-se cada vez mais complexo, assim como o relacionamento entre as partes. Dos 190 Estados soberanos do mundo hoje, sua grande maioria é composta de Estados jovens, que enfrentaram ocupações e colonialismos. No último século as fronteiras nacionais se multiplicaram e searticulou uma nova forma de organização interestatal.

... a “internacionalização” não começou com um mercado financeiro global ou com a CNN e sua transmissão mundial. O próprio nacionalismo, a despeito de sua evolução, de seu caráter aparentemente individual e de sua celebração do específico, é um processo internacional, um produto da mudança intelectual, social e econômica compartilhada pelas...
tracking img