Hippie

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1704 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História
No final da década de 50 e início de 60 surgiu a primeira revolução cultural que veio a ficar conhecido como "Geração Beat" ou "Movimento Beat". Um grupo de jovens artistas, principalmente escritores e poetas, norte-americanos que criaram suas próprias comunidades e levavam uma vida nômade. A maioria dos "beats" eram comunistas ou de esquerda, caracterizados por levantarem-se contra omercantilismo, a política intolerante da época e a ausência dos direitos dos cidadãos. A "Geração Beat" foi o primeiro movimento de jovens contra o sistema de governo, esses movimentos foram definidos como contracultura, que é definida e entendida como a negação das regras políticas e sociais impostas pela sociedade.
Em 1960 surgem os "Hippies", um movimento de contracultura que nasceu da "GeraçãoBeat", porem consegue ter mais força e se expandir mais. O movimento hippie, assim como o Beat, adotava um modo de vida nômade, formas religiosas como o budismo, viviam em comunidades em contato com a natureza, eram contra ao nacionalismo e a todas as guerras, principalmente a Guerra do Vietnã, e não concordavam com as divisões de classes sociais e economias capitalistas e totalitárias. Existiam vários movimentos contra a Guerra do Vietnã, pois a grande maioria do grupo era formada por soldados da Guerra do Vietnã que haviam tido contato com os indianos e a cultura oriental e a partir disso criaram a religião e o modo de viver para protestarem contra ela.
Esse movimento era impulsionado por músicos e artistas em geral que acreditavam e defendiam o amor livre e a não violência, assimficaram conhecidos e esse momento associado à frase "Paz e Amor". O lema resume claramente a posição política dos hippies que lutavam por liberdade de expressão, direitos civis, igualdade social, fim do capitalismo e antimilitarismo. 
As características mais associadas aos hippies eram: os cabelos e barbas cumpridos que eram considerados uma ofensa por acharem anti-higiênico e também pela atitudeiconoclasta (iconoclastia significa a quebra de ícones, é o pensamento oposto ao culto a ícones e símbolos religiosos e políticos); usavam roupas velhas, sujas e rasgadas e não usavam produtos de beleza e nenhum tipo de cosmético para se oporem ao consumismo; o uso de incenso e a prática de meditação faziam parte da cultura; usavam drogas pois acreditavam na "libertação da mente"; acreditavam comoforma de religião no prazer livre, seja ele físico ou sexual, a idéia do amor livre e sem distinção.
A música se tornou muito importante, nela havia entretenimento e também simbolizava os ideais do movimento, nessa época varias bandas e cantores famosos começaram a criar músicas a favor dos hippies, como The Beatles, banda que seus integrantes eram hippies e o nome da mesma foi criado por causada Geração Beat. 
O movimento hippie se expandiu no mundo inteiro e no Brasil, onde teve uma influência muito grande na cultura de alguns grupos que aderiram aos valores, mas não foi tão influenciado quanto nos Estados Unidos por causa da repressão e perseguição do governo militar instaurado naquela na época. O grupo mais conhecido no Brasil apareceu no fim da década de 1960 que foi oTropicalismo, o qual lutava pelos mesmos motivos que os hippies, mas aqui no Brasil. Mas a grande maioria dos integrantes brasileiros foram reprimidos e exilados até mesmo os artistas famosos como Gilberto Gil e Caetano Veloso.
E em meados de 1970 o movimento hippie acaba, transformando-se em um "estilo", mas, como todos os movimentos, deixou suas marcas vistas até hoje, como o uso de drogas por jovens erelações sexuais sem precauções. Porém ainda existem algumas poucas comunidades hippies espalhados pelo mundo.
O grande auge do movimento hippie aconteceu em agosto de 1969 nos Estados Unidos, no festival de música conhecido como Festival de Woodstock. Esse nome foi dado porque os shows deveriam acontecer na cidade de Woodstock, mas os moradores locais não aceitaram e então o festival foi...
tracking img