Hipovitaminoses e neuropatias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2929 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BERIBÉRI

O beribéri é uma doença causada pela deficiência de tiamina (vitamina B1), que apesar de ser facilmente tratável pode levar ao óbito. No Brasil desde 2006, têm sido notificados casos de beribéri nos estados do Maranhão e Tocantins.
A carência da tiamina pode levar de dois a três meses para manifestar os sinais e sintomas que inicialmente são leves como insônia, nervosismo, irritação,fadiga, perda de apetite e energia e evoluem para quadros mais graves como parestesia, edema de membros inferiores, dificuldade respiratória e cardiopatia.
Como a maioria das doenças nutricionais, grande parte dos surtos de beribéri associa-se a condições de pobreza e fome relacionando-se a situações graves de insegurança alimentar e nutricional, alimentação monótona baseada em arroz polido,elevado teor de carboidratos simples e também a alguns grupos de risco específicos como alcoolistas, gestantes, crianças e pessoas que exercem atividade física extenuante.

 SITUAÇÕES PREDISPONENTES
A tiamina (vitamina B1) é uma substância importante para o metabolismo dos carboidratos e aminoácidos, essencial nas reações que produzem energia. Essa vitamina normalmente é encontrada em cereais,grãos, legumes, leveduras, nozes e carnes (especialmente vísceras, carne de porco e de vaca).
Está normalmente associada a populações que têm como principal componente da dieta a mandioca ou farinha de mandioca, o arroz polido ou moído, e/ou a farinha de trigo, ou seja, alimentos pobres em tiamina.
A tiamina é bastante instável, podendo ser danificada com o modo de preparo e cozimento dosalimentos. Por ser hidrossolúvel e termolábil, a maior parte dessa vitamina é perdida, por exemplo, quando o arroz é lavado antes do cozimento, no próprio processo de cozimento e quando a água de cozimento é descartada.
O organismo humano não consegue manter reservas duradouras de tiamina e, deste modo, a sua deficiência pode ser desenvolvida em um período de 2-3 meses de ingestão insuficiente.
Por atuarcomo cofator de importantes reações relacionadas ao metabolismo dos carboidratos e aminoácidos, dietas altamente energéticas (principalmente aquelas ricas em carboidratos) aumentam a necessidade de tiamina e podem contribuir para o agravamento do quadro clínico.
Quando há carência dessa vitamina pode ocorrer diminuição na formação da acetilcolina e comprometimento da função neural ecardiovascular. As manifestações clínicas são variadas, desde fraqueza nos membros inferiores, parestesias, anorexia, mal estar geral, edema, até neuropatia periférica e insuficiência cardíaca com edema.
Indivíduos em situação de desnutrição estão mais vulneráveis a desenvolver o beribéri, em especial os alcoolistas crônicos em função da diminuição do autocuidado e, consequentemente, da baixa ingestão dealimentos. Além disso, o álcool aumenta a demanda de vitaminas do complexo B, pode interferir no processo de absorção gastrointestinal de tiamina e alterar seu metabolismo intermediário.
Além de apresentar estreita associação com dietas insuficientes em tiamina e com o alcoolismo, o beribéri pode estar relacionado a situações que aumentam a demanda metabólica de tiamina ou que interferem em suabiodisponibilidade. Podemos citar, entre outras:
• Demanda metabólica e/ou fisiológica aumentada - gravidez e lactação, atividade física intensa, doença intercorrente (câncer, febre, hipertireoidismo) e dieta rica em carboidratos;
• Metabolismo prejudicado da tiamina - insuficiência hepática;
• Absorção reduzida da tiamina – cirurgia ou doença gastrintestinal, diarreia, vômitos;
• Aumento daeliminação da tiamina – diálise e diuréticos de alça (como exemplo a furosemida).

 PATOGENIA
A tiamina, vitamina hidrossolúvel, é absorvida por difusão e transporte ativo no jejuno-íleo e se fosforila na parede intestinal em pirofosfato de tiamina (TPP), forma ativa e cofator de importantes complexos enzimáticos. Atua como coenzima no metabolismo dos carboidratos e aminoácidos, sendo essencial...
tracking img