Hipotireoididmo

2977 palavras 12 páginas
INTRODUÇÃO.
O hipotireoidismo é uma doença multisistêmica comum em cães, principalmente os de meia idade (4 a 10 anos) e desenvolvendo mais cedo em raças predispostas como golden retriever, doberman, pinscher, setter irlandês, boxer, schnauzer, Cocker spaniel e poodle. Em cães adultos ocorre uma diminuição do metabolismo celular, interagindo com as atividades e o estado mental dos cães. Não apresenta predisposição sexual, sendo incomum em gatos (CHASTAIN, 1997, 1999).
A disfunção na glândula tireoide, em equinos, é uma anormalidade endócrina incomum e pouco compreendida, que tem sido associada a várias desordens clínicas (STANLEY e HILLIDGE, 1982; MESSER, 1997), levando o nome de hipotireoidismo iatrogênico. O hipotireoidismo ocorre quando a glândula tireoide deixa de produzir a quantidade necessária de hormônios tireoidianos (T3 e T4), que são necessários para a manutenção da normalidade das funções metabólicas do organismo (NELSON, 2002, PETERSON, 1998). Segundo a etiologia, pode ser classificado como hipotireoidismo primário quando a glândula da tireoide é destruída devido à tireoide linfocitica, atrofia glândulaiodopática e ou outras causas; ou hipotireoidismo secundário pela deficiência de TSH devido a um tumor pituitário ou bolsa cística; ou ainda hipotireoidismo terciário quando há uma produção ou secreção insuficiente do TRH ou devida uma neoplasia sendo a minoria dos casos, apenas 5% (GRAVES, 1998, IHLE, 1997)
Uma série de sinais gerados pelo hipotireoidismo pode ser confundida com outras doenças. Ocorrem sinais dermatológicos, comportamentais, nervoso e muscular, cardiovascular, reprodutivo e oftalmológico. Para fechar o diagnóstico verifica-se a concentração total de hormônio da tireóide (T3 e T4), quase sempre T4 estará diminuído; a concentração sérica de TSH estará aumentada na maioria dos casos de hipotireoidismo primário; e concentração de tiroxina livre que é o método mais confiável (WHITE, 1997, WOLFSHEIMER, 1996) .
O Hormônio tireóideo tem

Relacionados