Hipotese de escrita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (844 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Hipóteses de escrita

No início do processo toda criança supõe que a escrita é uma outra forma de desenhar as coisas. O que a criança não compreende é que a escrita representa a fala, o som daspalavras.

22/08/84: Reginaldo - usa tanto a escrita como a pictografia (desenho); usa as letras do seu nome, espelha algumas letras e está ainda muito inseguro.

22/08/84: Edinilda - avançou maisque Reginaldo. Ela supõe que “escreve-se com letras”, ainda não descobriu que as letras representam sons, acha que para escrever é preciso de sete a nove letras, mas não podem ser as mesmas, portantoela varia o máximo e percebeu também que palavras diferentes correspondem a escritas diferentes.

A hipótese silábica é um salto qualitativo e o que à caracteriza é a crença de que cada letrarepresenta uma sílaba – a menor unidade de emissão sonora.

22/08/84: Cleonilda – acha que cada letra representa uma emissão sonora. Demonstra um razoável conhecimento do valor sonoro convencional dasletras. A vogal “O”, por exemplo, vale “TO”, referente a uma sílaba em gato.

22/08/84: Lourivaldo – a escrita também é silábica, mas entra em conflito com a outra (hipótese do início do processo dealfabetização, as crianças supõe que uma única letra “não serve para ler” e o que varia de uma para outra é o número de letras tido como no mínimo, em geral entre duas e quatro). O Lourival exige trêsletras no mínimo. A solução encontrada por ele foi juntar letras sem valor sonoro às palavras com menos de três sílabas.Exemplificando: em “gato” e “boi”, uma discórdia entre a intenção da escrita e ainterpretação da leitura: na escrita a letra muda era a terceira, mas na hora de ler a letra muda era a do meio, mas havia também a preocupação com o valor sonoro.

22/08/84: Daniel – escrita silábicabem mais difícil de reconhecer que as anteriores, ele estava vivendo um momento de conflito de conhecimento e ficava visivelmente aflito com as letras que sobravam. A forma que encontrou foi juntar...
tracking img