Hipocrates

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Há 2 500 anos, no século V a.C., nasceu um homem que mudou o conceito de Medicina, transformando-a numa Ciência. Esse homem foi Hipócrates, considerado o "Pai da Medicina". Nascido em Cós, onde a medicina estava em progresso na época, e pertencendo a uma linhagem de médicos, era quase inevitável que Hipócrates também se dedicasse à Medicina.

Segundo a sua biografia, Hipócrates recebeu osprimeiros ensinamentos do pai e para completar sua formação, estudou Retórica e Filosofia. Tendo estudado nos dois maiores centros médicos da época, Cós e Cnidos, e sendo dotado de extraordinário espírito de observação e profunda dedicação ao trabalho, Hipócrates tornou-se o maior médico de sua época.
Sua fama como clínico começou em 430-429 a.C., durante a grande peste que assolou a cidade de Atenas.A epidemia teria se extinguido depois que Hipócrates mandou acender fogueiras, por toda a cidade. Para alguns, Hipócrates partiu da observação de que os artesãos, obrigados por profissão a manter-se próximos do fogo, pareciam imunes ao contágio da doença. O sábio ordenou que se acendessem fogueiras como forma de estender a imunidade a toda a população.

Um dos conceitos terapêuticos deHipócrates foi a distinção entre sintomas e doenças. Para ele, como para os médicos atuais, os sintomas são apenas manifestações exteriores de algo que está ocorrendo no organismo. O trabalho de Hipócrates tinha por objetivo descobrir como funcionava o corpo humano, levando sempre em conta a ação do ambiente e da alimentação. Hipócrates criou uma escola onde Medicina passou a ser Ciência e, dessa maneira,pressuponha apenas processos racionais. Elaborou e cumpriu um rigoroso código de ética, cujos preceitos estão contidos no juramento que até hoje todo médico faz ao se formar.

JURAMENTO DE HIPÓCRATES

"Prometo que, ao exercer a arte de curar, me mostrarei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência. Penetrando no interior dos lares, meus olhos serão cegos, minha línguacalará os segredos que me forem revelados, o que terei como preceito de honra. Nunca me servirei da profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime.
Se eu cumprir esse juramento com fidelidade, goze eu a minha vida e minha arte boa reputação entre os homens e para sempre. Se dele me afastar ou infringi-lo, suceda-me o contrário."


Considerado o Pai da Medicina, Hipócratespermaneceu, através dos séculos, não só pela ciência mas sobretudo por suas qualidades morais, o tipo de médico ideal.

Foi sábio e humano.

Unia em si a tranquilidade, a seriedade, a reflexão e a discrição.

Respeitava profundamente os direitos de seus clientes.

A medicina como ciência surge neste mesmo séc. V, em Cós.

Na busca de maiores conhecimentos pensava, antes de tudo, no benefício queos mesmos poderiam prestar a seus colegas e aos enfermos. Hipócrates «é um retrato de carácter e de virtude que teve um valor moral para os médicos de todos os tempos, só comparável à influência exercida sobre seus continuadores pelos fundadores das grandes religiões. Se fosse necessário colocar uma máxima na estátua de Hipócrates, não se encontraria nenhuma melhor que a do livro Preceitos: Ondeestá o amor ao homem, aí está também o amor à arte» Das dezenas de obras que compõem o Corpus Hippocraticum não saberíamos dizer quais poderiam, com segurança, ser atribuídas ao Pai da Medicina. Com essa ressalva é que vamos, a seguir, estudar alguns dos aspectos desses tratados. Como o leitor verá, encontraremos certas descrições de estados mórbidos que constituem verdadeiros modelos de observaçãoclínica.



«Ares, Águas e Lugares» pode ser considerado o primeiro tratado de saúde pública, de geografia médica, de climatologia e fisioterapia.
O tratado sobre os Prognósticos contém a famosa descrição dos sinais de morte próxima, a facies Hippocratica.

Uma das partes mais importantes da Colecção Hipocrática, sob o ponto de vista clínico, é constituída pelas descrições de inúmeros...
tracking img