Hipertireoidismo e hipotireroidismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1731 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Pio Décimo
Tecnólogo em Segurança no Trabalho

JOSÉ GUILHERME DE CARVALHO CRUZ
MÔNICA DE OLIVEIRA CARDOSO

HIPOTIREOIDISMO E HIPERTIREOIDISMO

ARACAJU
2011

JOSÉ GUILHERME DE CARVALHO CRUZ
MÔNICA DE OLIVEIRA CARDOSO

HIPOTIREOIDISMO E HIPERTIREOIDISMO

ARACAJU
2011

Hipotireoidismo e Hipertireoidismo

[pic]

Atireóide, que se localiza no pescoço é uma glândula endócrina muito importante para o funcionamento harmônico do organismo, libera dois hormônios essenciais para o bom funcionamento do organismo, o T3 (tri-iodotironina) e o T4 (tiroxina). Eles regulam a velocidade do metabolismo e interferem no desempenho de órgãos importantes, como o coração, rins e também no ciclo menstrual.

[pic]

Osprincipais distúrbios da tireóide são hipotireoidismo, a baixa ou nenhuma produção de hormônios, e o hipertireoidismo, a produção excessiva de hormônios, doença que são mais constantes nas mulheres do que nos homens.

Sintomas da hipotireoidismo: cansaço, depressão, adinamia (falta de iniciativa), pele seca e fria, prisão de ventre, diminuição da freqüência cardíaca, decréscimo da atividadecerebral, voz mais grossa como a de um disco em baixa rotação, mixedema( inchaço duro), diminuição de apetite, sonolência, reflexos mais vagarosos, intolerância ao frio e alterações menstruais e na potência e libido dos homens.

Sintomas do hipertireoidismo: hiperativação do metabolismo, nervosismo e irritação, insônia, aumento da freqüência cardíaca, intolerância ao calor, sudorose abundante,taquicardia, perda de peso resultante de queima de músculos e proteínas, tremores, olhos saltados, bócio e comprometimento da capacidade de tomar decisões equilibradas.

Causas:

a) Hipotireoidismo
- Tireoidite de Hashimoto, uma doença auto imune que provoca a redução gradativa da glândula;
- Falta ou excesso de iodo na dieta.

b) Hipertireoidismo
- Doença de Graves, doença hereditária que secaracteriza pela presença de um anticorpo no sangue que estimula a produção excessiva dos hormônios tireoidianos;
- Bócio com nódulos que produzem hormônios tireoidianos sem a interferência do TSH, hormônio produzido pela hipófise.

[pic]

Diagnóstico :

O diagnóstico pode ser feito pela dosagem do hormônio TSH produzido pela hipófise e dos hormônios T3 e T4 produzidos pela tireóide.
Níveiselevados de TSH e baixos dos hormônios da tireóide caracterizam o hipotireoidismo. TSH baixo e alta dosagem de hormônios da tireóide caracterizam o hipertireoidismo.

[pic]

Exame da dosagem de TSH:
TSH - hormônio estimulador da tireóide, tirotropina

Como é realizado o exame:

Adultos ou crianças:
O sangue é colhido de uma veia (punção venosa), geralmente da prega do cotovelo ou dorsoda mão. O local da punção é limpo com anti-séptico e um torniquete (uma tira elástica), ou um aparelho utilizado para medir a pressão sangüínea, é colocado ao redor do braço para comprimi-lo e restringir o fluxo de sangue através da veia. Isto faz com que a porção da veia abaixo do torniquete se distenda (se encha de sangue). Uma agulha é introduzida na veia e o sangue coletado em um tubo vedadoou seringa. Durante o procedimento, o torniquete é removido para restaurar a circulação. Quando o sangue tiver sido coletado, a agulha é removida e o local da punção coberto para evitar qualquer sangramento.
Bebês ou crianças pequenas:
A área é lavada com anti-séptico e puncionada com uma agulha fina ou lanceta. O sangue pode ser coletado em uma pipeta (tubo de vidro pequeno), sobre uma lâmina,em uma tira de exame ou em um pequeno frasco. Será colocado algodão ou um curativo sobre o sítio de punção, se persistir o sangramento.

Como se preparar para o exame:

Seu médico irá instruí-lo, se necessário, quanto à suspensão de medicamentos que possam interferir no exame.

Bebês e crianças:
A preparação física e psicológica para este ou qualquer outro exame depende da idade da...
tracking img