hipertenção da zona oeste do rio

381 palavras 2 páginas
Hipertençao arterial
Resumo
A hipertensão arterial é altamente prevalente em praticamente todos os países. O VI Joint National Committee on Detection, Evaluation and Treatment of High Blood Pressure destaca que um dos maiores desafios deste milênio será o de modificar essa realidade. Calcula-se que pelo menos 50 milhões de norte-americanos são hipertensos e estudos brasileiros têm mostrado prevalência entre 12 por cento e 35 por cento em diferentes regiões.Sabe-se que os indivíduos portadores de hipertensão arterial têm maior risco para desenvolver doença arterial coronariana, além de freqüentemente agregarem diversos fatores de risco cardiovascular. A associação entre a hipertensão arterial e o risco de doença cardiovascular é forte, contínua e está presente mesmo quando as cifras pressóricas ainda são consideradas normais. Nesse contexto, considerando-se que o ponto de corte de normalidade das cifras pressóricas é arbitrário, o valor numérico da pressão arterial deve necessariamente ser contextualizado e individualizado, para permitir avaliar a real dimensão do problema.(ref.SOC.CARDIOLOGIA .ESTADO DE SAÕ PAULO/ 2003).
Segundo, Maria Urbana P. Brandão Rondon e Patricia Chakur Brum em um estudo , O exercício físico aeróbio, realizado regularmente, provoca importantes adptações autonomas e hemodinamicas que vão influenciar o sistema cardiovascular.Entre esses adptações, a reduçaõ nos niveis de repouso da pressão arterial é especialmenteimportante no tratamento da hipertençaoarterial de grau leve a moderado,já que por meio do tratamento fisico, é possivel para o paciente hipertenso diminuir a dosagem dos seus medicamentos antihipertensivos ou mesmo ter sua pressão arterial controlada sem a adoção de medidas farmacologicas.
A hipertençao e uma doença silenciosa ,mas que pressisa ser tratada e vista como o grande vilão na nossa sociedade nestes ultimos tempos.exercicios,alimentação e buscar uma gualidade de vida melhor em todos os sentidos é o melhor

Relacionados

  • Análise institucional
    2213 palavras | 9 páginas
  • A inclusão do idoso na estratégia de saúde da família e a transposição das barreiras institucionais
    7650 palavras | 31 páginas
  • ESTUDO DE REALIDADE TERRITORIAL MUNICÍPIO DE SANTA LUZIA D’OESTE - RO
    7607 palavras | 31 páginas