Hipertensão e Ecdg

943 palavras 4 páginas
Eletrocardiograma;

O que é eletrocardiograma?
O eletrocardiograma, como o próprio nome sugere, é um exame que permite a avaliação elétrica da atividade cardíaca (potenciais elétricos) e da sua condução, registrada em gráficos que são comparados com gráficos padrões e que indicam, assim, o estado de normalidade ou de alteração dos músculos e nervos do coração. A atividade elétrica cardíaca é dada pela variação da quantidade de íons de sódio dentro e fora das células musculares cardíacas, a qual gera diferenças de concentrações desses íons na periferia do corpo. São essas diferenças, captadas por eletrodos sensíveis colocados em pontos específicos do corpo, que são registradas nos gráficos do eletrocardiograma. Apesar de ser de execução muito simples, o eletrocardiograma é um exame muito importante em cardiologia, pois ele permite diagnosticar desde condições ligeiras até outras muito graves, como os infartos do miocárdio, por exemplo.

Quando é indicado?
Este é um exame muito útil para o correto diagnóstico de uma série de doenças cardiovasculares. Apesar de apresentar certas limitações, o eletrocardiograma consegue definir o numero de batimentos por minuto e também o ritmo dos mesmos, registrando com isto qualquer irregularidade.
Arritmias e distúrbios de condução elétrica são algumas das disfunções mais facilmente identificáveis, assim como bloqueios cardíacos. Pacientes com dor no peito costumam ser direcionados para este exame com a finalidade de se localizar comprometimentos nas artérias. Câmeras cardíacas aumentadas também podem ser diagnosticadas por meio deste procedimento. Além disto, muitas doenças não cardiológicas como hipotireoidismo, embolia pulmonar, acidentes vasculares cerebrais e distúrbios no metabolismo podem ser identificadas através de um eletrocardiograma.

Como é realizado o exame?

O aparelho que realiza o exame é o eletrocardiógrafo. Esse aparelho registra as alterações de potencial elétrico entre dois pontos do corpo,

Relacionados

  • 215118f
    56046 palavras | 225 páginas