Hipertensão arterial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, é uma das doenças mais prelevantes no mundo, acometendo cerca de um terço da população adulta. Nas últimas décadas o número de hipertensos tem aumentado progressivamente devido a fatores como maior expectativa de vida, maior incidência de obesidade, sedentarismo e maus hábitos alimentares
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) éuma doença crônica degenerativa de etiologia multifatorial que compromete os vasos do organismo, determinando alteração no tônus vasomotor e favorecendo a vasoconstrição, aumentando a pressão arterial.


Os seus tipos :
1. Hipertensão arterial primária. Na grande maioria dos casos a Hipertensão Arterial é considerada essencial, isto é, ela é uma doença por si mesma. Nenhum dos mecanismos quegeram a hipertensão é isoladamente muito mais influente que os demais.
Hipertensão arterial secundária.Ocorre quando um determinado fator causal predomina sobre os demais, embora os outros possam estar presentes
1. Hipertensão por nefropatias.
2. Hipertensão renovascular. O fator causal principal é isquemia renal, em geral provocada por estreitamento da artéria renal, unilateral ou bilateral.3. Hipertensão relacionada a gestação. Situações de hipertensão arterial durante e/ou devido à gestação.
4. Hipertensão medicamentosa. Situações de hipertensão arterial desencadeadas ou exacerbadas por uso de medicamentos.[15]
1. Corticóides
2. Anti-inflamatórios não esteróides
3. Drogas de ação sobre o sistema nervoso simpático
4. Antidepressivos
5. Anestésicos e Narcóticos
6. Outrasdrogas'
5. Hipertensão por endocrinopatias. Situações de hipertensão arterial desencadeadas ou pioradas por doenças do sistema endócrino, envolvendo um ou mais hormônios.
1. Acromegalia. Doença causada por produção excessiva de hormônio do crescimento em adultos.
2. Hipertireodismo. Doença causada por excesso de hormônios tireoideanos (T3 - tri-iodotironina e T4 - tiroxina) circulantes.
3.Hipotireodismo. Doença causada por deficiência de hormônios tireoideanos circulante.
4. Hiperparatiroidismo. Doença causada por excesso de paratormônio circulante.
5. Síndrome de Cushing. Doença causada por excesso de glicocorticóides circulantes
6. Hiperaldosteronismo primário. Doença causada por produção inapropriadamente elevada de aldosterona pela glândula supra-renal.
7. Feocromocitoma.Tumor, em geral supra-renal, produtor de catecolaminas.
6. Miscelânea.
1. Apneia do sono - Doença por descontrole dos mecanismos respiratórios do sono, comhipóxia intermitente.



Causas - Lorhana

As causas que provocam a pressão alta são muitas e variadas. Na maioria dos casos, a causa é desconhecida ou não está bem definida. Entre as causas conhecidas estão as doenças dosrins, das glândulas (endócrinas), do sistema nervoso, o abuso de certos medicamentos e a gravidez.
FATORES DE RISCO - LORHANA
História familiar
Pessoas que têm familiares com pressão arterial elevada têm maior chance de serem hipertensas. Se for o seu caso comunique ao médico.
Idade
Pressão alta ocorre na maioria dos casos em pessoas acima de 35 anos. O risco aumenta com a idade.
Raça
Apressão alta é mais comum em pessoas de raça negra do que nas de raça branca.
Sal
A ingestão excessiva de sal predispõe ao aumento da pressão arterial.
Obesidade
Pessoas com excesso de peso têm maior probabilidade de desenvolver a hipertensão. Procure saber qual é seu peso normal em relação a sua idade, altura e sexo e, se você estiver acima deste peso, consulte seu médico sobre um programa deexercícios e dieta adequado para uma perda gradual de peso.
Diabete
Pessoas com diabete muitas vezes também sofrem de hipertensão. Esta combinação aumenta o risco de doenças cardiacas e renais.
Abuso de álcool
Estudos demonstraram que o abuso de álcool pode estar associado á pressão alta. O significado de "abuso" pode diferenciarde pessoa para pessoa, dependendo do peso, hábitos alimentares e...
tracking img