HIPERSENSIBILIDADE ANAFIL TICA OU AL GICA

621 palavras 3 páginas
HIPERSENSIBILIDADE ANAFILÁTICA OU ALÉGICA

Animais e indivíduos, ao entrarem em contato com substâncias imunizantes podem desenvolver reações que se manifestam visivelmente. O termo hipersensibilidade é utilizado para descrever uma reação biológica intensa. Este fenômeno é observado quando o indivíduo tem contatos repetidos com um antígeno. As manifestações de hipersensibilidade podem ocorrer em um tempo muito curto após a administração do antígeno ou ocorrem após 24 horas. Devido a esta diferença de tempo entre o contato do antígeno e as respostas, as hipersensibilidades foram classificadas em imediatas (HI) e retardadas (HR). Respostas imunes excessivas ou inapropriadas causam às vezes danos nos tecidos do hospedeiro como resultado da exposição prolongada ou repetida a antígenos. Essas reações, chamadas de reações de hipersensibilidade, causam lesão tecidual pela liberação de substâncias químicas que atraem e ativam células e moléculas resultando em inflamação. Essas reações são classificas em quatro tipos de hipersensibilidade. Aqui abordaremos somente a hipersensibilidade do tipo I, que é rápida ocorre dentro de poucos minutos após a exposição ao antígeno e sempre envolvem a degranulação de basólifos e mastócitos.

Tipo
Sinônimo
Mediada por
Mecanismos

Tipo I
Também chamada de Atopia, hipersensibilidade anafilática, alergia
Anticorpos IgE,
Complemento
não está envolvido.
Entrelaçamento de FcƸRs ligados a IgE nos mastócitos causa degranulação e liberação de aminas vasoativas resultando em contração de musculo liso, vasoconstrição e vasodilatação capilar.

Chamadas normalmente de reações alérgicas ou de hipersensibilidade imediata, as respostas do tipo I ocorrem dentro de minutos ou horas após a exposição ao antígeno. Alguns indivíduos desenvolvem anticorpos IgE em resposta a antígenos ambientais relativamente inócuos ou alérgenos. Moléculas de IgE rapidamente se ligam aos receptores de Fc na superfície dos mastócitos e dos basófilos. Diferentemente de

Relacionados

  • resumo de farmacologia
    93026 palavras | 373 páginas
  • Exames
    147597 palavras | 591 páginas