Hiperdia2 pronto

803 palavras 4 páginas
Hiperdia

O nome hiperdia define-se por sistema de gestão de hipertensão arterial e diabetes mellitus da atenção básica a saúde, que cadastra e acompanha os pacientes que se enquadram no programa. Quando se refere ao cadastramento, os programas como SIAB (sistema de informação da atenção básica ) são utilizados como referência primaria para cadastrar as pessoas que já estão incluídas em algumas forma de tratamento ou acompanhamento pela rede SUS, correlacionando elas com a patologia em questão, e assim pode-se reforçar o monitoramento e acompanhamento.
O programa agrega informações e conscientização sobre as patologias, a importância de levar informação sobre o quadro patológico as pessoas é fundamental para prevenção de quadros agudos evitando piora do quadro clinico em grandes escalas, assim o acompanhamento e tratamento medicamentoso se torna mais eficaz, garantindo ao paciente assistência individual ou dentro de grupos formados pelas estáticas do programa. Através das fichas de avaliação e do software o programa possibilita quantificar quadros de risco, usando de faixas etárias, sexo, idade, escolaridade, tabagismo, obesidade, sequelas entre outros fatores, gerando grupos mais específicos. Ainda permite avaliações mais minuciosas como medicamentos, histórico familiar, riscos “cardíaco , colesterol “ entre outros.
Partindo de um grande número de informações contidas através de avaliações de cadastramento , agora se torna fácil implantar a melhor forma de abordagem e tratamento para esses grupos, visando uma eficiência no controle direto de medicamento, custos, eficácia de prevenção.

Historia

Em 2001 o M S (Ministério da Saúde ) lançava o programa HIPERDIA , baseado na crescente de quadros de hipertensão e diabetes , para tornar possível e pratico o cadastramento, mapeamento e monitoramento dos quadro em particular, gerando aumentar a atenção a esses grupos, com abordagem multiprofissional e interdisciplinar, criando metas e potencializando o atendimento

Relacionados