Hipercontos multissemióticos: uma possibilidade para a promoção dos multiletramentos

8294 palavras 34 páginas
Hipercontos multissemióticos: uma possibilidade para a promoção dos multiletramentos
Anair Valênia Martins Dias-UFG
Introdução
Na contemporaneidade, as Novas Tecnologias de Informação e de Comunicação – NTIC – têm exigido práticas letradas que requerem um deslocamento das práticas já canônicas realizadas pelos protagonistas do cenário das escolas de Ensino Médio, os professores e os alunos. As NTIC trouxeram para o contexto escolar a possibilidade de potencialização da circulação, do uso e de ações para produzir e modificar textos multimodais e multissemióticos que combinam imagens estáticas (e em movimento), com áudios, cores e links.
Esses textos invadem o cotidiano dos alunos, sujeitos leitores e escritores, e exigem a aquisição e o desenvolvimento de praticas de leitura e escrita em conformidade com as modalidades e as semioses neles utilizadas. Acabam, assim, por requerer a ampliação da noção de letramento para multiletramentos (ROJO, 2009). A ampliação desse conceito é pertinente uma vez que consegue atingir a diversidade de semioses que ocorrem nos textos encontrados nas mídias visuais (uso das imagens), sonoras (uso de sons) e verbais (uso das línguas).
Com o advento da Internet, surgem gêneros, tais como os Blogs, as Homepages, os Podcasts1, as Webquests, os hipercontos, minicontos digitais, ciberpoemas, dentre outros, em que se utilizam semioses diversas. Basta abrir uma página da web para se encontrar uma multiplicidade de textos multimodais, combinando diversos modos de significar.
Seguindo essa nova ordem de práticas de leitura e de escrita requeridas, os professores se veem interpelados a adequar o ensino a essa realidade. Procuram, nessa perspectiva, atender aos dois eixos de articulação da língua portuguesa, isto é, o do uso da língua e o da reflexão sobre os seus usos. Essa premissa é preconizada pelos PCNs que recomendam que “os conteúdos de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental devem ser selecionados em função do desenvolvimento dessas

Relacionados