Hiperativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HIPERATIVIDADE

                                                                        ANA CRISTINA MUSSEL KAIPPERT
                                                                        ANA MARIA ALMEIDA DEPOLI
                                                                        FÁTIMA MARIA ESTEVES MUSSEL(*)                                                                        Petrópolis, 2003.

 
        Monografia realizada, como pré-requisito para conclusão do curso de Pedagogia com habilitação em Pré-escolar e matérias Pedagógicas do 2º grau da Faculdade de Educação, da Universidade Católica de Petrópolis, sob a orientação do Professor José Luiz de Paiva Bello. |

 

        (Texto publicado com autorização das autoras.)

AGRADECIMENTOS

        Na realização desse trabalho, devemos nosso voto de gratidão:

        Àamiga e colega professora Heloísa da Cunha Klôh, pela tão útil e gentil contribuição de material de pesquisa de nosso trabalho.

        Ao amigo e professor José Luiz Paiva Bello, pelo incentivo e auxílio durante a construção do nosso trabalho.

        Ao Dr. Dinizar de Ara Filho, pela sua cordialidade em nos atender, concedendo uma enriquecedora entrevista sobre o TDAH.

        À amigae colega Viviane Almeida de Souza Leonardo, que tão gentilmente nos cedeu material de pesquisa.

        Ao Sr. Antônio Reynaud, pelo seu trabalho demonstrando cordial eficiência, competência e aguçada boa vontade em nos auxiliar.

        Ao amigo Leandro Leite, pela sua expressiva generosidade e demonstração de afeto na colaboração de envio de material de pesquisa.

 
RESUMO     Este Projeto sobre Hiperatividade mostra de maneira clara e abrangente o comportamento hiperativo de uma criança, sua trajetória desde a idade pré-escolar, perpassando pelas demais fases até se atingir a idade adulta. Relata os problemas causados e sofridos pelo hiperativo no relacionamento familiar, na escola e no convívio social onde com medicamentos aliados a um tratamento psicológico, muita dose deamor, paciência, tolerância e disciplina é capaz de amenizar ou até mesmo curar o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH. A criança hiperativa, em sala de aula, exige uma atenção especial por parte do professor e nada melhor que este esteja bem preparado para saber contornar o problema, como posicionar este aluno em sala de aula e como proceder nas tarefas e no relacionamento,sendo um mediador entre o portador de TDAH e os demais alunos. Com uma didática e uma ação pedagógica voltada para as necessidades especiais do hiperativo integrada a um acompanhamento psicológico e medicamentos, é possível contornar o problema de aprendizagem desta criança. O importante é o professor nunca atuar sozinho. É importante ter a consciência de que o TDAH é uma doença; ter "pudores",ignorar o assunto e deixar que com o crescimento ou amadurecimento o problema termine não é uma maneira correta de se proceder. Os pais junto com a criança hiperativa devem procurar ajuda de um profissional competente e especializado em TDAH, pois só ele é capaz de elaborar um diagnóstico e daí orientá-los a fim de tornar passível de tolerância a convivência familiar, não deixando que o problematome uma dimensão sem controle, desmoronando uma estrutura até então sólida, base fundamental para sustentar e manter unida uma família. Diagnósticos apressados e equivocados têm rotulado crianças mal-educadas de hiperativas, pois alguns dos principais sintomas podem estar presentes nos dois casos, daí a necessidade de se procurar um médico de confiança e que conheça claramente o assunto. Embora oTDAH seja mais comum nos meninos do que nas meninas em função do hormônio testosterona que eles apresentam, pesquisas apontam que nas meninas o fator complicativo é bem mais intenso. O essencial em ambos os casos é o reconhecimento da doença e a busca de soluções. Atualmente muitas pesquisas estão sendo elaboradas visando...
tracking img