Hiperatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1141 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Liderança e Ética

Definição


Sentidos diferentes são dados à mesma palavra: liderança, para alguns, resume-se ao conjunto de atributos de uma pessoa; para outras, refere-se ao desempenho ou aos resultados alcançados; na maioria das vezes liderança é tomada como sinônimo de autoridade: líder é o chefe. ( Falconer,2005)
Na perspectiva de Piero a liderança é a capacidade de influenciar ocomportamento e conduzir pessoas ao cumprimento do dever, tendo em conta que o principal objetivo de um comandante é a condução eficiente da força na missão.
Dessa forma a verdadeira liderança não pode ser concedida, nomeada ou atribuída. Deve ser conquistada. O líder tem que inspirar a confiança e merecer o respeito de seus seguidores. Liderança se cultiva dia-a-dia, não só num dia:
É asua capacidade de desenvolver e lapidar as suas habilidades que distingue os líderes dos seus seguidores. Líderes são aprendizes.
Liderança é como investimento; rende juros, facetas: respeito, experiência, força emocional, habilidade com pessoas, disciplina, visão, ímpeto e senso de oportunidade.
De acordo com Malta (2004) a diferença entre gerenciar e liderar serve para esclarecer um poucomais o que é ser líder: gerenciar é cumprir tarefas determinadas, seguir normas, portanto, uma atitude passiva. Liderar requer proatividade.
As características de um líder são:
• Embora variem os estilos de liderança, dependendo da situação, todos os bons líderes têm certas características em comum. Esses traços são pré-requisitos da liderança bem-sucedida.

• Odeiam o fracasso, porqueestão profundamente comprometidos com a tarefa que têm diante de si.

• Fazem seu trabalho de casa. Lançam os alicerces do êxito aprendendo os aspectos técnicos de seus trabalhos. Se prepara conhecendo antecipadamente os membros de seu grupo—seus desafios e oportunidades. Quais são suas responsabilidades e quem são seus parceiros? Onde se situa o grupo no quadro geral? Finalmente, bons líderesdão-se ao trabalho de aprender sobre o comportamento humano, porque a competência nas relações humanas é crítica para a liderança.

• Respeitam-se, bem como aos membros de seus grupos e aos competidores. Sem serem arrogantes ou jactanciosos, marcam sua posição e comportam-se com autoridade. Exigem tanto de si próprios quanto de seus grupos. Eles compreendem o que cada membro do grupo traz para ocombate. Valorizam suas sugestões e criam um ambiente em que todos se sentem bem-vindos e à vontade.

• Não há área cinzenta em relação à integridade: é um fundamento. Os líderes não podem ser bem-sucedidos se seu pessoal não confia neles. Os bons líderes lutam para proteger sua integridade. Uma vez perdida ela jamais pode ser recuperada.

• Liderança efetiva exige tanto disciplinapessoal quanto profissional. Bons líderes fazem as coisas que esperamos que pessoas responsáveis façam: permanecem saudáveis, equilibram sua conta bancária e cuidam de suas relações. Se eles não estiverem dispostos a aderir a elas, então o resto do grupo também não estará. Chamamos a isso ter uma boa ética de trabalho. Eles não são bons para seu grupo se estiverem doentes, abatidos ou distraídos.

•O entusiasmo é contagiante. Nenhum líder que valha a pena é lerdo. A liderança exige paixão e fogo. Bons líderes precisam convencer seus grupos de que o que estão fazendo é importante. Se os líderes não forem apaixonados na liderança, provavelmente deveriam encontrar outra coisa para fazer.

• A importância de se ter uma boa moral pode parecer trivial, mas não é. Os líderes precisam saberdistinguir entre certo e errado. Não há aí lugar para acomodações. Algumas vezes eles simplesmente têm de abandonar a explicação e partir para a ação, para manter a posição.

• A coragem é, dentre nossos valores centrais, o menos fomentado e, todavia, é o mais crítico. Todos os valores que discutimos rotineiramente—fé, esperança, caridade e assim por diante—não significam coisa alguma a menos...
tracking img