Hiperatividade x aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1702 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HIPERATIVIDADE X APRENDIZAGEM

RESUMO

Este artigo tem como tema Hiperatividade X Aprendizagem focado na aprendizagem da criança com Hiperatividade. Tem como objetivo, fazer uma reflexão na importância do papel do professor na inclusão de crianças hiperativas junto às escolas. E isso será feito trabalhando de forma coletiva com os alunos da .............ano da Escola.................... durante o 1° semestre de 2010. As pessoas com essa deficiência sentem muita dificuldade em ser aceitas pela sociedade, isto porque são estabelecidos critérios de normalidade e eficiência e a pessoa que foge aos padrões normais acaba sendo discriminada, assim o deficiente vai trazendo consigo uma relação de incapacidade e fracasso, dificultando seu desenvolvimento pessoal, social, educacional eprofissional.

Todo trabalho pedagógico deve ser feito de forma a não queimar as etapas do processo de desenvolvimento da criança, utilizando as possibilidades que os hiperativos podem ter para as atividades da vida diária.

A metodologia utilizada para a pesquisa, foi o método descritivo qualitativo com coleta de dados realizado com atividades e através de questionários paraprofessores cujo problema foi detectado em sala de aula. Desse modo, podemos concluir, que o professor tem papel fundamental no desenvolvimento do potencial de cada criança hiperativa.

Palavras-chave: Hiperatividade, Inclusão, Professor, Aprendizagem.

I INTRODUÇÃO

A realização deste trabalho surgiu da preocupação e do interesse de educador em procurar caminhos para o desenvolvimento deuma educação de qualidade para alunos hiperativos.
Diante do tema Hiperatividade, chama a nossa atenção a grande confusão que existe a esse respeito. Como a abundante e diversificada terminologia com que os autores se referem ao mesmo quadro: Hipercinesia; Disfunção Cerebral Mínima; Hiperatividade; Síndrome Hipercinética; Problema de Comportamento; Dificuldades de Aprendizagem, Problemas deAtenção com Hiperatividade, Turbulência, Instabilidade Psicomotora etc.
São chamadas crianças hiperativas, indisciplinadas na sala de aula, aquelas que arrancam os brinquedos dos colegas, andam de um lado para o outro, não ficam mais de dois minutos sentadas no mesmo lugar. Nunca terminam as tarefas solicitadas e saem da sala várias vezes sem pedir licença. E em muitas ocasiões, chegam aser agressivas.
No meio educacional o fato de que o conhecimento sobre este transtorno seja muito pequeno, até mesmo nas áreas médica e psicológica, vem questionando e debatendo a questão das crianças de hoje, que estão sobremaneira agitadas, rebeldes emocionalmente instáveis.
É fundamental que se tenha capacidade de perceber fatos e situações especiais, analisando o potencial de cadacriança, melhorando sua auto-estima, realizando uma educação de qualidade, assumindo postura respeitosa quanto às diferenças.
O fato de existirem crianças com deficiências múltiplas e a avalanche de casos de crianças hiperativas, muitas vezes vindos de escola dita normal, nos chamou atenção, pois defendemos a sua integração na escola normal sempre que possível.
A Hiperatividade em crianças cominteligência média ou normal, com transtornos de aprendizagem associados a desvio de funções do Sistema Neuro Cerebral, manifestadas por distintas combinações de impedimentos na percepção, conceituação, memória, linguagem, controle de atenção e dos impulsos da função motora pode estar associada à paralisia cerebral, retardo mental e outros. Mas tende a melhorar com o amadurecimento cerebral em média de10% a 20% da população escolar. Quando isso não acontece, a Hiperatividade fica evidente principalmente no período escolar, quando é preciso aumentar o nível de concentração para aprender.
A rotina com estas crianças exige de nós tratamento diferente e mais atenção; elas precisam de paciência, disponibilidade e atividades estimulantes.
Os pais acham que a criança é esperta demais e, por...
tracking img