Hiperactividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Superior Miguel Torga

Distúrbio de Défice de Atenção e Hiperactividade no Âmbito Escolar

Ana Carolina Neves nº9243

Sensação, Percepção e Atenção

Resumo
Ao longo do trabalho vai ser abordado o tema Distúrbio de Défice de Atenção e Hiperatividade. Dentro deste grande tema decidi-me focar essencialmente nas repercussões deste distúrbio em âmbito escolar, com o objetivo deconhecer quais as dificuldades que surgem tanto para as crianças, para os pais e para os profissionais de educação
Neste trabalho comecei por definir o que se entende por Distúrbio de Défice de Atenção, passando em seguida a apresentar os sintomas associados a este distúrbio concluindo por contextualizar esta problemática nos diferentes níveis de ensino (do pré-escolar ao secundário).Palavras-Chave: DDAH, Atenção, Hiperatividade, Desorganização, Distraídos, Inquietos.

Abstract
Throughout the work will be addressed the topic of Attention Deficit Disorder and Hyperactivity. Within this great theme i´ve  decided to focus primarily on the impact of this disorder in the school ambit, in order to know what difficulties arise both for children, parents and education professionals.
In thiswork i´ve began  defining what is meant by Attention Deficit Disorder, then moving on to presente the symptoms associated to this disorder, concluding for contextualize this issue at different levels of education (from pre-school to secondary).
Keywords: ADHD, Attention, Hyperactivity, Disorganization, Distracted, Restless.

Introdução
“Ontem tive reunião no colégio, e era para dizerem para mepreparar para o chumbo da Maria.
O que eu acho mais incrível é que a psicóloga me venha dizer que isto da hiperatividade é moda e que os miúdos precisam é de muito mais regras. A Maria estudou, a Maria trabalhou, a Maria chega aos testes e diz que fica com a cabeça em branco. A Maria não lê as perguntas até ao fim. Precipita-se!
A Maria chora agarrada a mim, para que eu a aperte muito, como seeu fosse a sua salvação! Um dia destes dizia-me “eu sou feia” e eu disse “és linda”, a resposta dela “vê-se”. A maria quase não anda, corre! Quando está nervosa piora em tudo.
Acho que a Maria pode ter herdado isto tudo de mim.”
(Carta de uma criança com Défice de Atenção)
Por vezes podemos ter dificuldades em permanecer sentados, prestar atenção ou controlar os nossos impulsos, contudo,algumas pessoas têm problemas persistentes nestas áreas que interferem negativamente na sua vida, escolar, domestica, social e emocional.
Nestas circunstâncias deve-se suspeitar de que a pessoa padece da Perturbação de Hiperctividade com défice de Atenção (PHDA ou ADHD nas siglas inglesas). Esta perturbação caracteriza-se por uma evolução desapropriada na regulação do nível de atividade, no controlodos impulsos e na dificuldade em conseguir uma adequada postura de atenção.
Ainda que os especialistas postulem que a perturbação tenha uma origem biológica que possibilita o aparecimento de dificuldades no exercícios de funções inibitórias, também aceitam observar a PHDA a partir de uma perspetiva ecológica e social; deste modo, torna-se relevante o ajuste ou desajuste entre as características dacriança e o seu ambiente, com especial enfoque dado à família e à escola. Quando pensamos no ajuste entre a criança e a escola somos levados, não só a pensar em tratamentos farmacológicos, psicológicos e/ou educacionais sobre a criança mas, também, em acompanhamentos especiais no âmbito escolar.
Distúrbio de Défice de Atenção e Hiperatividade
O distúrbio de défice de atenção e hiperatividade(DDAH) é um distúrbio neurológico. Caracteriza-se pelo inadequado desenvolvimento das capacidades de atenção e, em alguns casos, por impulsividade e/ou hiperatividade.
Durante bastante tempo, a hiperatividade era considerada por muitos como sendo a característica mais marcante do distúrbio de défice de atenção (DDA). No entanto, compreendeu-se que, provavelmente existem diferentes tipos de...
tracking img