Hip hop

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10902 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ECONOMIA DA FRANÇA 
A economia da França combina um extenso setor privado com uma intervenção estatal substancial, se bem que em declínio. 
Grandes áreas de terrenos férteis, a aplicação de tecnologia moderna e subsídios fizeram do país o principal produtor agrícola da Europa Ocidental.
Tem destaque na indústria automobilística, aeronáutica, alimenticia, ademis de uma agropecuária intensivae extensiva. Destacam-se ainda as indústrias mecânicas, elétricas e químicas, com grande concentração de capitais, geralmente situadas perto dos centros urbanos. A França também desenvolveu uma extraodinária tecnologia de ponta no ramo da informática além de eletrônica em geral e aeronáutica. Finalmente destaca-se o crescimento da indústria de armamentos, sendo o país uma potência militar.
Atémeados do século XIX, o país era essencialmente agrícola, com importantes atividades artesanais. O desenvolvimento dos transportes, na segunda metade do século XIX, acelerou a concentração de atividades industriais em algumas áreas, principalmente próximas dos grandes centros urbanos.
Após a Segunda Guerra Mundial, mais exatamente a partir de 1950, o governo francês estabeleceu algumas medidasprotecionistas de seus produtos frente aos estrangeiros, que foram paulativamente abandonadas à medida que a indústria francesa se modernizava, tornando-se mais competitiva. Durante década de 1970 a produção industrial francesa cresceu mais de 33% porém a partir de 1980 o ritmo de crescimento estabilizou-se .

a industria
No fim do século XX, a França era a quarta ação industrial do planeta, depoisdos Estados Unidos, Japão e Alemanha. O processo de forte industrialização tomou iniciativa, depois da segunda guerra mundial, com o apoio decisivo do governo, que também incentivou a fusão de pequenos grupos empresariais, o que resultou em maior concentração indústrial do país.
Hoje em dia a economia da França torna-a na quinta nação mais rica do planeta em termos de PIB nominal, atrás dosEstados Unidos da América, da China, do Japão, da Alemanha, e à frente do Reino Unido, segundo projeções do FMI em 2009. São de capital francês empresas como Accor, Air France, Air Liquide, Alcatel, Alstom, Areva, Aventis, Axa, BNP Paribas, Bouygues, Carrefour, Champion, Citroën, Danone, EDF, Elf, FNAC, France Telecom, Leroy Merlin, Michelin, Peugeot, Renault, Saint Gobain, Suez, Thales, Thomson,Total e Vivendi, etc.
Por esse motivo, da enorme riqueza que faz da França uma das nações da "elite" mundial, podemos dizer sem dúvida alguma que a França é um dos países mais industrializados do mundo, seus produtos se espalham por lojas e casas de todo o planeta. Um dos setores que movimentam a economia da França em grande escala, sem dúvida nenhuma, é o turismo, fazendo da França o país que maisrecebe turistas por ano (70 milhões de visitantes), que depositam no país dezenas de milhares de milhões de dólares. Alguns dos principais produtos exportados pela França são seus vinhos, perfumes e culinária

Principais produções da França

Agricultura: trigo, batata-doce, milho, cevada, uva, batata, frutas, aveia, girassol, hortaliças, beterraba, tabacos, e vinhos.
Pecuária e Pesca: Bovinos,suínos, ovinos, caprinos; bacalhau, badejo, sardinha.
Mineração: Carvão, ferro, sais de potássio, bauxita, zinco, chumbo, ouro, petróleo, gás natural, gipsita e aço.
Indústria: Cimento, produtos siderúrgicos, produtos químicos, alumínio, automóveis, aviões, 
máquinas, metalúrgica e produtos de alta tecnologia de ponta.

Assembléia Nacional Constituinte Francesa: 1789

09 de junho de 1789Inicialmente, na França, impostos eram cobrados apenas do 3º Estado, ficando isentos os clero e a nobreza. Porém, com o agravamento da crise econômica dado por diversos fatores o rei Luiz XVI resolveu estender a cobrança ao 1º e 2º Estados, antes privilegiados com a isenção.
Não concordando, o 1º e 2º Estados: Clero e nobreza respectivamente; ameaçaram o rei com a Revolta Aristocrática ou...
tracking img