Hinduismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Esse presente trabalho tem por objetivo trazer um maior entendimento a respeito do Hinduísmo, sobre a perspectiva do Livro das Religiões, e ainda apresentar, em sua parte oral, algumas peculiaridades.
Para tanto, a necessidade de estarmos desprovidos de preconceitos nos foi essencial para que pudéssemos compreender um pouco do mundo Hindu.
Ainda cabe considerar, que notamos asdiferenças nos rituais regionalistas praticados na Índia, devido sua grande porção territorial. Entretanto, apenas nos baseamos no Livro das Religiões, conforme fomos orientados.












2. DESENVOLVIMENTO

2.1 ORIGEM

Após anos de domínio colonial britânico, aproximadamente em 1947 à Índia tornou-se uma república independente: um Estado secular, com uma constituição quegarantia direitos iguais para todas as denominações religiosas e proibia qualquer forma de discriminação baseada em religião, raça, casta ou sexo. Hoje cerca de 80% da população da Índia e hinduísta.
As raízes do hinduismo podem ser encontradas em algum ponto entre o ano de 1500 a.C. e o ano 200 a.C., quando os arianos,nobres pertencentes à mesma família lingüística e o mesmo espaço cultural, poresta razão também chamados de indo-europeus, começaram a subjugar o vale do Indo. As crenças dessas pessoas tinham ligações com outras religiões, como a grega, romana e a germânica. Sabe-se disso pelos chamados hinos védicos, que se tornou um dos principais textos sagrados do hinduismo que eram recitados por sacerdotes durante os sacrifícios aos seus muitos deuses. O Livro dos Vedas consiste emquatro coletâneas: Sama Veda, Atharva Veda, Yajur Veda e Rig Veda.
Os vestígios arqueológicos encontrados no Vale do Indo indicam que houve uma civilização avançada na Índia, anterior à chegada dos indo-europeus, e é certo que essa civilização também contribui para o hinduismo moderno. A época que marcou uma virad crucial no desenvolvimento religioso da Índia foi o período conhecido como védicotardio. Outro destaque foram os Upanishads, que até hoje são os textos hinduístas mais lidos, nos quais introduziram a noção de Bhrahman, considerada a força espiritual essencial em que se baseia o universo.
A palavra hinduísta significa simplesmente “indiano” (da mesma raiz do rio Indo), porém a melhor maneira de definir o hinduismo é dizer que é o nome das várias formas de religião que sedesenvolveram na Índia do Norte.
Diferentemente das outras religiões mundiais, o hinduismo não tem fundador, nem credo fixo e nem organização de espécie alguma.

2.2 PRECEITOS

Os hindus atribuem caráter religioso a todas as atividades por eles praticadas, o que faz do hinduísmo uma ordem social-religiosa que influi diretamente em toda a vida. Dentre muitas peculiaridades do hinduísmo é importanteenfocar três preceitos que se mostram comuns no hinduísmo moderno: as castas, a vaca e o carma.

2.1.1 As Castas

Desde os tempos antigos, nossa história vem sendo caracterizada pela marcante estratificação social, mas nada é tão notório quanto o que encontramos na Índia, um país que sistematizou de maneira significativa as várias classificações sociais. A ordem social divide as pessoas emcastas, assim como a vida se manifesta em formas inferiores e superiores. Em sua estrutura mais antiga, o sistema era constituído de quatro castas: os brâmanes (sacerdotes), os xatrias (guerreiros), os vaixás (burgueses) e os sudras (artesãos). Cada casta tem suas próprias normas e está rigorosamente separada das outras. Apesar de a rigorosidade de convivência entre as castas aos poucos estar seenfraquecendo, essa divisão ainda influi poderosamente na sociedade indiana.
As castas em geral associam-se às profissões especiais. Cada casta tem suas próprias regras de conduta e de prática religiosa, que determinam com quem a pessoa pode se casar, o que ela pode comer, com quem pode se associar e que tipo de trabalho pode realizar. A quebra de qualquer dessas obrigações implica a exclusão da...
tracking img