Hinduísmo

Páginas: 11 (2638 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2010
Introdução

Este trabalho tem por objetivo realizar um estudo sucinto do Hinduísmo, abordando suas características, aspectos gerais, doutrinas, prescrições básicas sobre costumes e hábitos, festas e como é a presença dessa religião no Brasil.
O fato de o hinduísmo ser pouco difundido no Brasil, apesar de uma novela (Caminho das Índias – Rede Globo de Televisão) recentemente ter abordado deforma superficial o temase comparado ao cristianismo e judaísmo, bem como as constantes noticias sobre o islamismo e budismo veiculados pela mídia, foram fatores preponderantes para a escolha do hinduísmo como tema a ser pesquisado.
A pesquisa sobre o hinduísmo foi realizada por meio de consultas na rede mundial de computadores, onde foram analisados diversos textos publicados em páginas dainternet.
Desenvolvimento
Hinduísmo
O Hinduísmo é uma das religiões mais antigas do mundo. Não há um fundador desta religião, ao contrário de tantas outras - no Islamismo, por exemplo, temos Maomé, e no Budismo, o próprio Buda. O Hinduísmo, na verdade, se compõem de toda uma intersecção de valores, filosofias e crenças, derivadas de diferentes povos e culturas.
Para compreender o Hinduísmo, éfundamental situá-lo historicamente. Por volta de 3 000 a.C., a Índia era habitada por povos que cultuavam o Pai do Universo, numa espécie de fé monoteísta. Pouco depois, em 2 500 a.C., floresceu a civilização dravídica, no vale do rio Indo, região que hoje corresponde ao Paquistão e parte da Índia. Os drávidas eram adeptos de uma filosofia de louvor à natureza, de orientação matriarcal e baseada noprincípio da não-violência. Porém, em 1 500 a.C., os arianos invadiram e dominaram aquela região, reduzindo os antigos drávidas à condição de "párias" - espécie de sub-classe social, que até hoje permanece sendo a casta mais baixa da pirâmide social indiana.
Hinduísmo Védico e Hinduísmo Bramânico
Na primeira fase do Hinduísmo, que recebe o nome de Hinduísmo Védico, temos o culto aos deusestribais. Dyaus, ou Dyaus-Pitar ("Deus do Céu", em sânscrito), era o deus supremo, consorte da Mãe Terra. Doador da chuva e da fertilidade, ele gerou todos os outros deuses. O Sol (Surya), a Lua (Chandra) e a Aurora (Heos) eram os deuses da luz. Divindades menores e locais são as árvores, as pedras, os rios e o fogo. A partir da influência ariana, o simbolismo de Dyeus passou por uma transformação etornou-se Indra, jovem divindade que rege a guerra, a fertilidade e o firmamento. Indra representa os aspectos benevolentes da tempestade, em contraposição a Rudra, provável precursor do deus Shiva, o destruidor. Também nesse período surgiram diversas outras divindades, inclusive Asura, representante das forças maléficas.
Na segunda fase do Hinduísmo, que recebe os nomes de Vedanta (fim dos Vedas)ou Hinduísmo Bramânico, ocorre à ascensão de Brahma, a divindade que simboliza a alma universal. Brahma é um dos deuses que compõem o Trimurti (Trindade) do Hinduísmo. Ele representa a força criadora. Os dois outros deuses são Vishnu, o preservador, e Shiva, o destruidor. Neste momento, surge a figura dos brâmanes, que compõem a casta sacerdotal da tradição hindu. Os rituais ganham uma série decomponentes mágicos e elaboram-se idéias mais complexas acerca do Universo e da alma, inclusive conceitos como o de reencarnação e o de transmigração de almas.
A terceira fase
No século 12, a Índia é invadida pelos muçulmanos, e grande parte de sua população é forçada à conversão. Aliás, o termo hindu designava qualquer pessoa nascida na Índia, mas a partir do século 13 este termo ganhou umaconotação religiosa, tornando-se sinônimo de "nativo não-convertido ao Islamismo".
A influência muçulmana se faz sentir dentro da ritualística hindu, pois uma das características marcantes do Hinduísmo é sua capacidade de absorver novos elementos e agregá-los ao seu sistema de crenças. Isso também ocorre quando, no século 18 (dezoito), o Cristianismo se insere no universo indiano, pela influência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • hinduismo
  • hinduísmo
  • Hinduísmo
  • Hinduismo
  • Hinduismo
  • Hinduísmo
  • Hinduismo
  • Hinduísmo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!