Hiistória nos anos iniciais

3986 palavras 16 páginas
Josiane Borba

O Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Introdução:

A criança inicia seus primeiros anos de vida escolar, se alfabetiza e já na primeira fase do ensino fundamental começa a debater os primeiros temas de natureza histórica. Mesmo com a pouca idade, inicia o debate com um conceito um pouco distante: o passado. Isso não quer dizer que as experiências já vividas não fazem parte do seu cotidiano, pois desde muito cedo acumula suas primeiras lembranças pessoais e familiares.
No entanto, conforme boa parte desse público reclama, falar sobre um tempo em que a gente nem era nascido causa certa estranheza ao aluno. O exemplo concreto mostra que o ensino fundamental para as primeiras etapas da educação, parece não ter aplicação para os assuntos de natureza histórica. Essa visão chega a ser partilhada com o próprio educador que, muitas vezes, ainda faz parte de uma geração que aprendeu que a História é a matéria onde decoramos datas e guardamos os grandes feitos das grandes personagens do passado.
Um contexto histórico da própria história...

No início da história da educação as disciplinas consideradas essenciais para formação do individuo era língua portuguesa e matemática. Com o passar dos anos desmistificou se essa concepção de diferenciação entre as metodologias de ensino.
A história do Brasil foi introduzida no ensino secundário em 1855, e depois foram implantadas nas escolas elementares, juntamente com a educação moral e religiosa.
Até o começo dos anos 80, se ensinava história com objetivo principal de criar uma “identidade nacional”, mas muitas vezes os alunos ficavam com dúvidas de sua própria identidade, pois sabiam somente que eram descendentes de Portugueses, e não reconheciam multiculturalmente todas as culturas que faziam parte de suas identidades.
Quando falamos em ensino da metodologia de historia logo pensamos: decorar datas e nomes, mas o ensino da história vai muito além de ensinar o passado, e folhar

Relacionados

  • Historia
    3551 palavras | 15 páginas
  • APS 1
    6019 palavras | 25 páginas
  • artes
    14372 palavras | 58 páginas
  • artes
    14372 palavras | 58 páginas