higytrytdyhcvgj

4641 palavras 19 páginas
1. Introdução
A palavra petróleo vem do latim, petrus, “pedra” e oleum, “óleo, extraído das rochas denominadas de Rocha Reservatório. O petróleo apresenta-se em várias cores, variando entre o negro e o castanho escuro, tendo caráter oleoso, inflamável, menos denso que a água, com cheiro característico e composto basicamente por milhares de compostos orgânicos, com predominância exclusiva dos hidrocarbonetos”. Quando a mistura contém uma maior porcentagem de moléculas pequenas seu estado físico é gasoso e quando a mistura contém moléculas maiores seu estado físico é líquido, nas condições normais de temperatura e pressão.
O petróleo formou-se a milhares de anos, quando pequenos animais e vegetais marinhos foram soterrados e submetidos à ação de microrganismos, do calor e de pressões elevadas, ao longo do tempo.
O petróleo quando extraído no campo de produção é chamado Óleo Cru. No seu estado natural é sempre uma mistura complexa de diversos tipos de hidrocarbonetos contendo também proporções menores de contaminantes.
Após a extração o petróleo é refinado para obtenção dos mais diversos produtos utilizados nas mais variadas aplicações. São os chamados produtos derivados do petróleo (gasolina, GLP, querosene, etc).
Por isso, o principal objetivo neste projeto é abordar a evolução dos métodos, onde será discutido sobre a origem do petróleo e os métodos de extração e refino do mesmo conforme o passar dos anos.
O desenvolvimento dos métodos está totalmente ligado à demanda de consumo e nas renovações tecnológicas, possibilitando uma maior qualidade e quantidade do petróleo. Onde tudo isso influenciou no que hoje é a indústria do petróleo.

2. Refino do Petróleo
O refino é constituído por uma série de operações de beneficiamento, às quais o petróleo bruto é submetido para a obtenção de produtos específicos. Refinar petróleo, portanto, é separar do mesmo as frações desejadas, processá-las e industrializá-las em produtos vendáveis.
Apesar da

Relacionados

  • higytrytdyhcvgj
    4641 palavras | 19 páginas
  • higytrytdyhcvgj
    4641 palavras | 19 páginas