Higienização na escola

Páginas: 5 (1212 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2011
ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.
Faculdade Anhanguera de Rio Grande
Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura

Catiusce Rodrigues Barreira
Higienização na Escola
Professor(a) Orientador(a): Biólogo. MSc. Antonio Gomes Jr.

Rio Grande
2011

LISTA DE TABELAS
TABELA 1 – CRONOGRAMA DO PROJETO DE PESQUISA 9

SUMÁRIO

LISTA DE TABELAS II
1. INTRODUÇÃO 4
1.1 OBJETIVOS DA PESQUISA 51.2 JUSTIFICATIVA 5
2. REVISÃO DE LITERATURA 6
3. O MÉTODO DA PESQUISA 8
4. CRONOGRAMA 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

1. Introdução
Alguns lugares possuem um amplo descuido quanto à higiene. A ausência da limpeza causa um enorme transtorno para a saúde pública, sendo o principal agravante de doenças e infecções quando não tomadas às medidas sensatas de higienização. Deste modo énecessário visualizar o ambiente escolar e criar medidas educativas visando uma melhora na higiene no âmbito escolar aperfeiçoando essa qualidade (ALVES, et al, 2010), pois segundo Gomes:

“é na escola que a criança passa longas horas, contrariando sua disposição natural, que é pela liberdade, no campo, nos prados ou jardins. Dessa coação necessária aos fins do ensino, resultam certos prejuízos que oeducador deve atenuar. Haverá o cuidado de renovar freqüentemente o ar das salas, conservando as janelas abertas pelo tempo quente ou pelo mal tempo. Por vezes será necessário provocar correntes para a renovação de ar das classes, abrindo uma porta e janela opostas e resguardando os alunos num canto da sala, onde poderão executar alguns números de ginástica fisiológica, enquanto aguardam a renovação”.(1933, p. 123).

Para que ocorra redução na proliferação de germes é necessária a desinfecção dos ambientes na escola e instruções para quem utiliza este espaço, pois, higiene e bactérias são temas bem comuns em uma escola. A escola é responsável pela educação dos indivíduos assumindo um papel muito importante no que diz respeito ao conhecimento, educação e conscientização.

1.1 Objetivos daPesquisa
- Demonstrar os métodos de higienização utilizados pelos funcionários responsáveis pela limpeza e os utilizados pelos alunos da 6ª série do ensino fundamental de uma escola pública do município do Rio Grande.

1.2 Justificativa
Esse trabalho poderá colaborar no desenvolvimento da consciência dos alunos e dos profissionais da educação na execução do serviço de higienização doambiente escolar contribuindo assim contra propagação de bactérias, auxiliando a diminuir a incidência de doenças relacionadas a esses microorganismos.

2. Revisão de Literatura
As bactérias são os seres vivos mais antigos que surgiram no planeta encontrado em rochas de 3,8 bilhões de anos. “As bactérias são organismos unicelulares, procariontes (não possuem envoltório nuclear, nem organelasmembranosas). Podem ser encontradas na forma isolada ou em colônias e pertencem ao domínio homônimo bactéria. Podem viver na presença de ar (aeróbias), na ausência de ar (anaeróbias), ou ainda serem anaeróbias facultativas” (ALVES et al, 2010).
De acordo com Burton e Engelkirk (2005) esses microrganismos podem causar patogenias graves. A transmissão pode ocorrer por contato direto (contato pele a pele,gotículas de saliva e etc.) ou indireto (alimentos contaminados, água e etc.). Certas bactérias que residem em nosso corpo são conhecidas como patógenos oportunistas, contudo essas bactérias não são maléficas, porém, ao encontrar uma região debilitada esses patógenos podem agravar o problema.
Coico e Sunshine (2010) nos relatam que a imunidade se refere a todos os dispositivos usados pelo corpocom a intenção de proteger o individuo contra agentes ambientais, esses dispositivos são naturais e adquiridas. Os dispositivos naturais são as primeiras linhas de proteção como a pele e mucosas e a adquirida é a terceira linha que produzem anticorpos. Desde o nascimento o individuo já possui a imunidade natural.
A maioria das bactérias é transmitida em locais onde há um grande acesso de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • higienização
  • Higienização
  • higienização
  • Higienização
  • Higienização
  • Higienização
  • Higienização
  • Higienização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!