Higiene

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1827 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ETEP FACULDADES

Estudo Dirigido - Higiene e Segurança no Trabalho

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2013
Sumário

Introdução

Higiene do trabalho é um conjunto de normas e procedimentos que visa à proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas.

A segurança do trabalho é o conjunto demedidas técnicas, administrativas, educacionais, médicas e psicológicas, empregadas para prevenir acidentes, seja pela eliminação de condições inseguras do ambiente, seja pela instrução ou pelo convencimento das pessoas para a implementação de práticas preventivas.

Objetivo

O Objetivo do relatório é informar sucintamente os seguintes tópicos;

* Ambiente físico de trabalho
*Ambiente psicológico de trabalho
* Aplicação de princípios de ergonomia
* Saúde ocupacional
* A Importância da CIPA na Empresa
* PPRA e PCMSO

Ambiente físico e psicológico de trabalho

Um ambiente de trabalho pode ser um lugar perigoso, não apenas para os operários que devem usar equipamentos e substâncias perigosas, mas também para os trabalhadores de escritório.Muitos perigos têm conseqüências imediatas, como uns ferimentos sofridos em um acidente, outros somente são diagnosticados com o tempo.
Um ambiente de trabalho agradável pode melhorar o relacionamento interpessoal e a produtividade, assim como reduzir acidentes, doenças, absenteísmo e rotatividade do pessoal. Fazer do ambiente um local agradável para se trabalhar tornou-se uma verdadeiraobsessão para as empresas bem-sucedidas.

Os principais itens do programa de higiene do trabalho geralmente envolvem:
A - Ambiente físico de trabalho: refere-se às circunstancias físicas que envolvem o colaborador enquanto ocupante de um cargo, na organização. Os Itens mais importantes são:
B- Iluminação adequada: refere-se à quantidade de luminosidade que incide no local de trabalho do colaborador, amá iluminação causa fadiga à vista, prejudica o sistema nervoso, concorre para a má qualidade do trabalho é responsável por razoável parcela dos acidentes.

Ergonomia

Ergonomia é um conjunto de ciências e tecnologias que procura o ajuste confortável e produtivo entre o ser humano e o seu trabalho procurando, basicamente, adaptar o trabalho às características do ser humano.

Algunsdetalhes ergonômicos para quem trabalha em escritório:

O centro do monitor do computador deve estar no máximo na altura dos olhos e deve haver possibilidade de movimentá-lo para frente e para trás. Não devem existir reflexos na tela. Devido às diferenças de acuidade visual, a distância adequada dos olhos à tela é variável entre 45 e 70 cm. E muito importante desviar os olhos da tela e focalizar umobjeto distante por um ou dois minutos a cada duas horas.

O teclado deve estar posicionado numa altura que permita o alinhamento dos braços na vertical, os antebraços na horizontal e os punhos apoiados. Alongamento é fundamental! Faça pausas e pratique exercícios específicos para mãos e punhos regularmente.

A mesa de trabalho deve ser feita de material não reflexivo, apresentar borda anteriorarredondada e espaço para as pernas do trabalhador.

A cadeira deve ser ajustável e confortável. Regule-a de maneira que as coxas fiquem paralelas ao chão, ligeiramente inclinadas para baixo. Você deve se sentar numa postura ereta, sem curvar as costas ou se inclinar para frente para alcançar as teclas. Permaneça relaxado e mude frequentemente de posição. O movimento é importante durante o dia detrabalho. Você pode ajustar a altura ou o ângulo da cadeira depois de algumas horas, ou ficar de pé.

Principais desvios da coluna vertebral

Os desvios posturais tais como a lordose cervical, cifose dorsal, lordose lombar e escoliose podem levar ao uso incorreto de outras articulações, tais como braços, ombros, quadris, joelhos e pés. Manter posturas erradas por tempo prolongado pode...
tracking img