Higiene e segurança no trabalho

Páginas: 7 (1645 palavras) Publicado: 4 de abril de 2011
Colégio Estadual João Alfredo
Téc. Administração 3° período
Trabalho de ADM de produção

Higiene e Segurança
No Trabalho

Nomes: T: 1603

CIPA
Como funciona?
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é um instrumento que os trabalhadores dispõem para tratar da prevenção de acidentes do trabalho, das condições do ambiente dotrabalho e de todos os aspectos que afetam sua saúde e segurança. A CIPA é regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) nos artigos 162 a 165 e pela Norma Regulamentadora 5 (NR-5), contida na portaria 3.214 de 08.06.78 baixada pelo Ministério do Trabalho. A CIPA não é uma invenção brasileira. Este instrumento de prevenção surgiu a partir de uma sugestão de trabalhadores de diversospaíses reunidos na Organização Internacional do Trabalho (OIT). Eles recomendaram a criação dos Comitês de Seguridade para grupos de 20 trabalhadores. Nos mais de 150 países atualmente filiados à OIT existem órgãos com diferentes nomes, mas com uma só função: preservar a integridade do trabalhador.
Sua Formação e Atribuições
Organização: 

A organização da CIPA é obrigatória nos locais de trabalhoseja qual for sua característica - comercial, industrial, bancária, com ou sem fins lucrativos, filantrópica ou educativa e empresas públicas - desde que tenham o mínimo legal de empregados regidos pela CLT. 

A estrutura da CIPA é composta pelos seguintes cargos: Presidente (indicado pelo empregador); Vice-presidente (nomeado pelos representantes dos empregados, entre os seus titulares);Secretário e suplente (escolhidos de comum acordo pelos representantes do empregador e dos empregados). Cabe ao Ministério do Trabalho, através das Delegacias Regionais do Trabalho (DRTS) fiscalizar a organização das CIPAS. A que não cumprir a lei será autuada por infração ao disposto no artigo 163 da CLT, sujeitando-se à multa prevista no artigo 201 desta mesma legislação. 

Atribuições: 

Asatribuições básicas de urna CIPA são as seguintes: 

1) Investigar e analisar os acidentes ocorridos na empresa. 

2) Sugerir as medidas de prevenção de acidentes julgadas necessárias por iniciativa própria ou sugestão de outros empregados e encaminhá-las ao presidente e ao departamento de segurança da empresa. 

3) Promover a divulgação e zelar pela observância das normas de segurança, ou ainda, deregulamentos e instrumentos de serviço emitidos pelo empregador. 

4) Promover anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT). 

5) Sugerir a realização de cursos, palestras ou treinamentos, quanto à engenharia de segurança do trabalho, quando julgar necessário ao melhor desempenho dos empregados. 

6) Registrar nos livros próprios as atas de reuniões ordinárias eextraordinárias e enviar cópia ao departamento de segurança. 

7) Preencher ficha de informações sobre situação da segurança na empresa e atividades da CIPA e enviar para o Ministério do Trabalho. Preencher ficha de análise de acidentes. Deve ser enviada cópia de ambas as fichas ao departamento de segurança da empresa. O modelo destas fichas pode ser encontrado em qualquer DRT. 

8) Manter controle sobreas condições de trabalho dos funcionários e equipamentos das empreiteiras e comunicar ao presidente as irregularidades encontradas. 

9) Elaborar anualmente o Mapa de Risc.

CORES DE SEGURANÇA

COR NA SEGURANÇA DO TRABALHO
Esta norma tem por objetivo fixar as cores que devem ser usadas nos locais de trabalho para prevenção de acidentes, identificando os equipamentos de segurança,delimitando áreas, identificando as canalizações empregadas nas indústrias para a condução de líquidos e gases, e advertindo contra riscos.
Deverão ser adotadas cores para segurança em estabelecimentos ou locais de trabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes. A utilização de cores não dispensa o emprego de outras formas de prevenção de acidentes.
O uso de cores deverá ser o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de higiene e segurança do trabalho
  • Trabalho de higiene e segurança do trabalho
  • Trabalho higiene e segurança no trabalho
  • trabalho de segurança e higiene do trabalho
  • Trabalho de Higiene e segurança do Trabalho
  • Trabalho de Higiene e Segurança no Trabalho
  • Trabalho de higiene e segurança do trabalho
  • Higiene e segurança no segurança e saúde no trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!