Higiene e segurança do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - ETEP TECNOLOGIA EM GESTÃO DE PRODUÇÃO

1

Higiene e Segurança no Trabalho

Aluno: IVAN DOMINGOS CARVALHO –RA 102935 – Turma 10SNA-Pro

Orientador:

Prof. Valdir Aparecido Alves

2

São José dos Campos, 16 de Setembro de 2012

TEMA: NR

12 - Máquinas e Equipamentos

1-INTRODUÇÃO

A Segurança do Trabalho estuda diversasdisciplinas como Introdução à Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações, Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento, Administração aplicada à Engenharia de Segurança, O Ambiente e as Doenças do Trabalho, Higiene do Trabalho, Metodologia de Pesquisa, Legislação, Normas Técnicas, Responsabilidade Civil eCriminal, Perícias, Proteção do Meio Ambiente, Ergonomia e Iluminação, Proteção contra Incêndios e Explosões e Gerência de Riscos. Neste trabalho iremos demonstrar o conhecimento adquirido na disciplina em relação à aplicação da Norma regulamentadora NR12 , que trata da segurança em máquinas e equipamentos. 2-ANÁLISE DE ALGUNS ÌTENS DA NORMA NR12 Arranjo físico e instalações. 12.1.4. A distância mínimaentre máquinas e equipamentos deve ser de 0,60m (sessenta centímetros) a 0,80m (oitenta centímetros), a critério da autoridade competente em segurança e medicina do trabalho. (112.004-2 I1)
Na 1ª figura vemos um armazém organizaado de forma que respeite as distancias previstas na NR e na 2ª ilustração, um local totalmente desorganizado, monstrando um exemplo de como não devemos proceder.

12.1.6.Cada área de trabalho, situada em torno da máquina ou do equipamento, deve ser adequada ao tipo de operação e à classe da máquina ou do equipamento a que atende. (112.006-9 / I1)
3

As figuras mostram duas indústrias bem distintas: na 1ª figura temosuma indústria automobilística, com a distancia para a movimentação do veículo na linha devidamente respeitada ; e na 2 ª figura, uma fábrica dealimentos, onde esta distância pode ser bem menor.
Instalações e dispositivos elétricos.

12.2.2. As máquinas e os equipamentos com acionamento repetitivo, que não tenham proteção adequada, oferecendo risco ao operador, devem ter dispositivos apropriados de segurança para o seu acionamento. (112.014-0/ I2)
A figura mostra a manutenção sendo efetuada em um painel de acionamento de um equipamento, devidamente seguro para o executante e mantenedor, pois o painel fica em um local distante da máquina.

12.2.3. As máquinas e os equipamentos que utilizarem energia elétrica, fornecida por fonte externa, devem possuir chave geral, em local de fácil acesso e acondicionada em caixa que evite o seu acionamento acidental e proteja as suas partes energizadas. (112.015-8 / I2)
A figura mostra osdispositivos de acionamento de um equipamento devidamente acondicionado em caixas apropriadas

Dispositivos de partida, acionamento e parada.

12.25. Os comandos de partida ou acionamento das máquinas devem possuir dispositivos que impeçam seu funcionamento automático ao serem energizadas.

4

As figuras mostram em esquema elétrico de acionamento e um painel de acionamento.

12.34. Devemser adotadas, quando necessárias, medidas adicionais de alerta, como sinal visual e dispositivos de telecomunicação, considerando as características do processo produtivo e dos
As figuras mostram uma máquina com sistema de alarme, e os acessórios de alarmes comunmente utilizados.

trabalhadores.

Sistemas de segurança.

12.38. As zonas de perigo das máquinas e equipamentos devem possuirsistemas de segurança, caracterizados por proteções fixas, proteções móveis e dispositivos de segurança interligados, que garantam proteção à saúde e à integridade física dos trabalhadores.
As figuras mostram uma máquina com suas partes móveis devidamente protegidas , e outra com fachos de luz de proteção (sistema de intertravamento).

12.47. As transmissões de força e os componentes móveis a...
tracking img