Higiene e saude

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1925 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE PESQUISA

Higiene e Saúde:
Realidades e desafios para uma vida saudável




















SUMÁRIO



INTRODUÇÃO 03
II. JUSTIFICATIVA 03
III. OBJETIVOS
3.1. Geral 04
3.2 Específicos 04
IV. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 04
V. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 06
VI. ASPECTOS ÉTICOS 07
VII. CRONOGRAMA 07VIII. REFERÊNCIAS 08
APÊNDICES 09

INTRODUÇÃO

Este estudo está voltado para o bem-estar humano, destacando a importância que devemos ter com a nossa saúde, tendo como base a higiene voltada para conscientização de que a adoção de hábitos saudáveis trará melhor qualidade de vida para o bem-estar pessoal e coletivo do indivíduo.
Proponho aqui um trabalho onde a escolaestabelece informações visando criar condições e alternativas que estimulem os alunos e seu meio social a terem concepções e posturas cidadãs de suas responsabilidades para com a própria higiene e a dos demais. Pretendo então refletir sobre a importância da higiene na vida do ser humano, destacando a utilização de medidas práticas de promoção, proteção e recuperação da saúde para quesubseqüentemente sirvam como aportes para inserção de práticas de higiene, voltada para um novo cidadão social, calcado em valores éticos que sobremaneira possam melhorar a qualidade de vida, não apenas pessoal, mas coletiva.
Com base nessas considerações é possível obter resultados satisfatórios, mesmo que a contribuição dos pais não seja favorável devido à falta de informação sobre a importância dahigiene na vida do ser humano?


II. JUSTIFICATIVA

A questão da higiene vem sendo considerada cada vez mais importante para a sociedade, pois para se ter uma vida saudável, todos dependem da relação estabelecida entre sua própria higiene e a dos outros.
É na perspectiva de contribuir para a melhoria de uma vida saudável que proponho este projeto, que visa odesenvolvimento de uma construção de formação de hábitos saudáveis, interagindo com os alunos e com seu meio social, para que os mesmos comecem a pensar, agir e aderir hábitos higiênicos, promovendo assim, ações que venham a intervir em soluções viáveis para os problemas que estão relacionados à falta de higiene
A concretização desse objetivo, através também da conscientização, poderá ser gerador deum grau considerável de bem-estar no cotidiano desses alunos e da comunidade, com reflexos imediatos na educação, na saúde, na preservação do meio ambiente, na economia e na qualidade de vida de cada cidadão. Vê-se então, a importância e o alcance deste estudo que estou propondo.
Além disso, uma pesquisa sobre a situação atual dos hábitos de higiene em uma escola previamente selecionadaservirá de parâmetro para se obter dados sobre esta realidade e propor políticas públicas que possam beneficiar e melhorar a qualidade de vida do ser humano.
Considero também de fundamental importância que os alunos do curso de pedagogia estudem este tema e venham a realizar ações que possam ser empreendidas em comunidades carentes desse conhecimento, pois poderão se deparar com contextosdesta natureza, ou seja, em comunidades cujos hábitos de higiene não estão sendo praticados conforme devem ser, para se ter uma vida saudável.
Então é com base nesses argumentos que justifico a importância deste estudo.

III. Objetivos

3.1. Geral:
3.1.1. Aprofundar o conhecimento dos alunos do Ensino Fundamental I e de sua comunidade, sobre a importância da higiene navida do ser humano.

3.2. Específicos:
3.2.1. Identificar o conceito de higiene, destacar sua importância e as conseqüências, de uma vida sem vivência da higiene diária.

3.2.2. Fazer um levantamento sobre a situação dos hábitos de higiene em uma escola previamente selecionada.

3.2.3. Analisar os dados coletados e confrontá-los com os parâmetros de normalidade relativos aos...
tracking img