Higiene e saude

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INDICE

INTRODUÇAO……………………………………………………………………2
O DIA-A-DIA DE UM MÉDICO… E OS SEUS RISCOS……………………….3
COMPLEXIDADE, ORIGEM E RISCOS…………………………………………4
OS FISIOTERAPEUTAS E AS UTIs………………………………………………5

OS FISIOTERAPEUTAS E AS UTIs…RISCOS BIOLOGICOS…………………7

OS FISIOTERAPEUTAS E AS UTIs…RISCOS OCUPACIONAIS……………...8

OS FISIOTERAPEUTAS E AS UTIs…RISCOS ERGONOMICOS……………....9

GESTÃO DERISCOS……………………………………………………………..10

AVALIAÇAO DE RISCOS………………………………………………………...11

Níveis de risco……………………………………………………………………….11

MEDIDAS A TOMAR PARA CONTORNAR E/OU EVITAR OS RISCOS..…....12

CONCLUSAO……………………………………………………………………...14

BIBILOGRAFIA……………………………………………………………………15

INTRODUÇAO

“Desde o seu aparecimento na Terra, o homem está exposto a riscos. Como ele não tem controlo sobre essesriscos, ocorre sobre ele todo tipo de acidente.

O homem inventou a roda d’água, os teares mecânicos, as máquinas a vapor, a electricidade e a tecnologia digital (computadores, robôs, telefone telemóveis, super-aviões, super – navios, comboios de alta velocidade, comunicação virtual, etc…. É um longo aprendizado tecnológico. No entanto, se por um lado o progresso científico e tecnológicofacilitam o processo de trabalho e produção, por outro trazem novos riscos, sujeitando o homem a acidentes e doenças decorrentes desse processo”. (CAMPOS, 2001).

Neste trabalho, o que pretendo é abordar os riscos e as limitadas condições de trabalho dos fisioterapeutas no contexto específico de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e, uma vez que, o “o mundo da medicina” é muito complexo e variado,vou dar apenas a conhecer os riscos e perigos da profissão destes especialistas num contexto de trabalho na referida unidade de saúde
Portanto, o presente trabalho tem como objectivo o estudo e análise dos riscos do serviço médico no contexto de Higiene Saúde e Segurança no trabalho. Uma vez que compreende normas e procedimentos adequados para proteger a integridade física e mental dotrabalhador, preserva-o dos riscos de saúde inerente as tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas. Estas normas e procedimentos serão expostos ao longo deste trabalho bem como os riscos a que estão expostos na sua actividade .

O DIA-A-DIA DE UM MÉDICO
… E OS SEUS RISCOS

Em muitas das situações em que os médicos exercem as suas tarefas, bem como a multiplicidade de tarefas queexecutam, podem apresentar uma grande variedade de perigos, quer prestem cuidados a pessoas com problemas físicos ou mentais, quer lidem com os doentes, faz com que seja indispensável que a saúde e a segurança constituam uma prioridade nesta área.
Os médicos estão expostos ao risco de ferimentos provocados por agulhas e objectos cortantes. Estes ferimentos causam preocupação já que o médico pode serinfectado por agentes patogénicos de transmissão sanguínea (vírus, bactérias, fungos e outros microorganismos). Além da exposição a ameaças de doenças provocadas por ferimentos, resultado do seu trabalho, também estão expostos à violência física e os actos de violência concretizados por parte de pacientes e não pacientes (familiares e/ou visitantes).
De acordo com Gaspar (1997), entre todas asinstituições de saúde, são os hospitais as instituições que oferecem consideravelmente maior possibilidade de agravos à saúde dos trabalhadores, por apresentarem condições complexas de trabalho.
No que toca a este ambiente, os riscos mais citados na literatura e que têm especial significado são os biológicos (Caixeta & Barbosa-Branco, 2005).
Entre as infecções de maior risco para ostrabalhadores nestes ambientes encontram-se:

* as transmitidas, por sangue e outros fluidos corpóreos, como: a hepatite B (HBV), a hepatite C (HCV), a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA)
* a tuberculose,
* a varicela,
* a herpes-zoster,
* o sarampo, entre outras (Resende &Fortaleza, 2001; Panhotra et al., 2005).

Estes são os riscos mais comuns, mas existem mais...
tracking img